Por Falar Em Darcy Ribeiro...
Eric do Vale
Qual a relação entre a música Noticias do Brasil, de Milton Nascimento, e o Livro o O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro? Muito mais do que um mero ufanismo, essas duas obras destacam uma singularidade jamais apresentada por qualquer outro país: a variedade de povos.
Assim que escutei essa música cujo trecho Milton Nascimento diz que aqui vive um povo que merece mais respeito, me veio a lembrança de Darcy Ribeiro que, várias vezes, defendeu a tese de que "a terra em que se plantando tudo dá" poderia, e pode, vir a ser uma grande potência.
Faço das minhas as palavras dele salientando que o único empecilho para o nosso crescimento está na nossa baixa autoestima que Nelson Rodrigues denominou como "Complexo de Vira-lata".
Certa vez, alguém afirmou que não havia precisão de promover educação para alguem oriundo de uma favela. Não me contive, ao ouvir aquilo, e utilizei os argumentos que considerei necessários para contestar aquele infeliz comentario. Sem se dar por satisfeita, essa pessoa falou que a origem das desigualdades sociais, em nosso país, decorreram do momento em que o Brasil foi colonizado pelos portugueses.
Nesse instante, utilizei a obra do Darcy Ribeiro como referência, quando um terceiro disse: "Perdoe a minha ignorância, mas nunca li esse livro e sequer conheço os trabalhos desse homem".
Escritor, político, antropólogo e educador. Um ser humano que contribuiu para o avanço do Brasil nos campos da política, educação e entre outras áreas. Preciso dizer mais alguns coisa?
Prestes a ser comemorado um século do seu nascimento, fico pensando o que ele pensaria ou diria em relação ao momento vigente do nosso país? Provavelmente, Darcy Ribeiro realçaria: "Fracassei, mas odiária ficar do lado daqueles que venceram". Contudo, eu, afirmaria: Darcy, você não fracassou, pois se ainda existe esperança e dignidade, isso se atribui a sua pessoa.