SIDNEY POTTIER

No dia 8 ultimo o professor e filósofo Paulo Ghiraldelli no seu canal de You Tube fez uma belíssima homenagem ao ator Sidney Pottier. Referiu-se ao filme Ao mestre com Carinho. O professor fez um paralelo entre o que foi o professor dos anos 60 para os dias atuais como também a questão do identitarismo. Ele mostra que o personagem de Sidney Pottier vai ensinar num colégio de alunos brancos desajustados. Bem antes de Hollywood se preocupar com identidades étnicas e minorias.

Como bem salientou o professor, o personagem de Sidney Pottier não é um negro, naquele tempo todo mundo sabia o que era ser negro, mas ninguém dizia. Continua o professor, o filme não era sobre um negro, como hoje seria, mas sobre um professor. Para o filósofo, ser professor naquele tempo era como querer ser um astronauta, era construir um futuro.

Diante disso, o professor mostra que a partir da ideia liberal a coisa mais importante era educação, as escolas, os colégios.

Segundo seu raciocínio no filme Ao Mestre com Carinho os EUA dizia: toda rebeldia é possível, menos aquela de não entender seu professor, porque a verdadeira rebeldia será feita com a disciplina do professor. Essa era a mensagem dos anos 60. Vocês só vão ser profundos se conseguirem adquirirem o há de bom nos professores. E conclui o filósofo e professor Paulo Ghiraldelli : o conteúdo não é o que está nos livros, na internet, mas na forma que o professor transmite ao aluno, não é uma questão de didática , porém, da vivência do professor com o conteúdo.

Não sei se o professor Paulo Ghiraldelli deixou passar e refletir algumas cenas do filme com os diálogos entre os personagens do filme. Na minha visão são reveladores. Quando o professor novato (Sidney Pottier )sai da sua sala muito abalado diante do comportamento dos seus alunos e vai para sala dos professores e comenta o que tinha ocorrido, um dos seus colegas, o mais velho assim se refere ao novato. " O que precisam é de uma surra bem dada".

- o novato (Sidney Pottier) a maioria mal sabe ler

o que seu colega retruca. - você é tão ingênuo meu querido colega. Estarão ganhando o dobro de nós antes que você esfregue um olho e serão parte feliz da grande parte da Londres mal lavada. Iletrados, fedorentos e bem contentes. Educação é desvantagem nessa época de hoje.

o que o novato discorda. - Isso que você diz é ridículo.

- seu colega contrapõe. Mas verdadeiro.

O ponto do filme a se colocar: em outro diálogo com uma professora logo no inicio, o professor novato ainda procura nos anúncios emprego de engenheiro no qual ele é formado. Ela pergunta, por que ele aceitou ser professor naquela escola. E ele responde, é bom ter um emprego qualquer.

Também no diálogo com esse professor mais velho. "È melhor você tratar da sua macumba se quiser se manter a salvo", ele se referia aos alunos.

Assim segundo meu ponto de vista o filme não é tão romantizado como coloca o professor Paulo Ghiraldelli, há sim pessimismo em relação a educação já naquela época. No personagem Sidney Pottier coloca: "é bom ter um emprego qualquer". No caso educação, foi o que entendi. No outro diálogo trata da questão do racismo. "È melhor você tratar da sua macumba se quiser se manter a salvo". Para mim racismo. Talvez esteja tendo uma visão equivocada do filme.

inclemente
Enviado por inclemente em 09/01/2022
Código do texto: T7425522
Classificação de conteúdo: seguro