Desistir? Por que desistir?

A vida sempre se resumiu em caos, de forma que nenhum estudo histórico que façamos deixará de conter vestígios de múltiplos conflitos e gigantescas causas de mortandade. Nesse sentido, algo que dificilmente é percebido com frieza, mas que cotidianamente se pratica, é a sobrevivência, por si só, sem adornos.

Sobreviver é difícil, para qualquer um. São inúmeras as causas que podem fazer a vida ter mais saldo negativo do que positivo, a ponto de mexer com o psicológico de qualquer um para que se namore a desistência de tudo. Mas afinal, desistir é o caminho?

"Se você for tentar, vá até o fim. Caso contrário, nem comece!". Esta é a mensagem que o escritor norte-americano Charles Bukowski passa em seu poema Factotum 2. Através da análise de seu texto, é possível verificar os exemplos dados pelo autor de como o leque de sofrimentos e adversidades pode se abrir enormemente, podendo sempre vir a piorar.

Entretanto, o autor pretende demonstrar que, apesar de tudo o que possa ocorrer, a única vitória verdadeira a ser alcançada vai muito além de meras aparências ou simples ilusões. A vitória está na persistência como manutenção da essência intrínseca a cada um.

A vida é cheia de escrúpulos e assim sempre foi, de forma que a não aceitação dessa realidade não viria a contribuir com qualquer progresso para ninguém. É difícil aceitar tal realidade? Sim, e muito!

No entanto, creio que o que se deve ter em mente é que toda e qualquer marca da vida, bela ou trágica, é exclusivamente de quem viveu. E isso, nada e muito menos ninguém pode tirar ou mudar. Então, seguir em frente deve ser visto como o caminho mais próspero em detrimento da inércia da desesperança.

Portanto, o grande questionamento é este: tudo o que está sendo tentado será levado até o final? Ou tudo será engolido pelas circunstâncias?

Creio que, de forma subjetiva, todos podem alcançar a resposta para isso!