ILUSÕES PERDIDAS.

É uma coisa absurda o que está acontecendo no Brasil, no meu ponto de vista, completamente absurda. Temos uma pandemia em curso, com um vírus que a cada semana sofre uma nova mutação, como se não bastasse, outra mutação do vírus da gripe, e a única preocupação de boa parte dos brasileiros é o Carnaval. Vez e outra me deparo com pessoas ansiosas com as possibilidades de blocos, sambódromo, fantasias, isso, aquilo outro, desfila assim, com essa ou aquela máscara, e no meio da conversa, crítica a todos que são contra o carnaval. É muito comum depararmos com situações semelhantes por aí. Estamos no começo do ano, nos primeiros passos de uma longa caminhada.

É um começo de ano chuvoso em muitos lugares, extremamente quente durante o dia com pancadas de chuvas a tarde. Mesmo chovendo constantemente, os dias permanecem quentes. A chuva, na medida correta, é muito bem vinda nesse início de ano, uma vez que a maioria dos reservatórios estão a níveis críticos, quanto mais chuva melhor. Entretanto, existem os dois lados da situação, a mesma chuva tão necessária aqui no estado de São Paulo, no estado da Bahia está causando inundações, desastres e mortes. É perceptível como a natureza trabalha em desequilíbrio, e nem é preciso dizer que o culpado é o homem com todas as agressões à natureza.

O que ocupa mesmo a cabeça de muitos Brasileiros são as festividades que se aproximam. O enclausuramento dos anos anteriores deixou a muitos um tanto que, excessivamente impulsivos quanto à própria liberdade. Para mim, o fim de ano com toda a movimentação anormal é a prova do que estou dizendo, mostra esse anseio pela liberdade, em retomar uma vida normal. Eu sei, e muitos também sabem que não teremos o 'normal' de volta, nos mesmos moldes de outros anos, 'esse normal' por sua vez, está de roupagem nova, em padrões diferentes e pouco admiráveis.

Outra coisa que será muito discutida, pelo menos nesse ano, é a política. Estamos em um ano eleitoral, eu nunca vi tantas pessoas interessadas e discutindo assuntos relacionados a política. Não é preciso dizer que a nação está... Como posso dizer ... Dividida. Muitos não concordaram com essa colocação, mas se analisarmos bem, perceberemos essa 'diversidade' de opiniões. Todo cidadão com direito a voto é livre para fazer a sua escolha, conforme a sua consciência mandar. Digo mais; ninguém é obrigado a dizer em quem vai votar, se nesse ou naquele. O segredo é um direito seu, e nos tempos que estamos vivendo, é sábio usá-lo.

Esse será um ano de grandes acontecimentos, expectativas enormes, sonhos grandiosos. Tenho os meus, as minhas dúvidas, incertezas, esperanças e desesperanças, minhas ilusões perdidas. O nosso coração é apenas um pequeno barco nesse mar. Navegar é preciso, ainda que o mar dessa vida se mostre revolto. Haverá o momento em que o sol aparecerá, os dias virão com flores belíssimas e cheias de perfumes. Também é sábio lembrar que no meio do caminho, entre o verão e a primavera, teremos um outono de turbulência e o rigor do inverno. Mas isso não é motivo para tanto desespero, afinal, tudo na vida passa, só o amor que permanece.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 09/01/2022
Código do texto: T7425221
Classificação de conteúdo: seguro