PIRANDO DE VEZ...OU QUASE

Sexta-feira, 7 de Janeiro de 2022

Caso se pretendesse realizar uma pesquisa, enquete, ou seja lá o que fosse, para saber da população brasileira qual seria o sentimento que mais aflige a cada um de seus habitantes, quais ou quantas seriam estas respostas? É garantido que a cada faixa de idade o sentimento seria diferente.

Também se pode afirmar que entre os mais velhos as temeridades seriam muito maiores do que aquelas as quais pessoas mais jovens sentem, porque as consciências são diferentes entre elas. Até pela passagem dos tempos, as novas gerações não possuem a percepção de que era muito mais difícil viver em tempos passados do que nesse nosso cotidiano atual.

A tecnologia mudou tudo. Entre os tempos e as populações. Hoje em dia é muito comum ouvir que "uma pessoa não vive sem o aparelho (telefone) celular". Também sem a internet. E tais invenções, se tanto, ainda não alcançaram cinquenta anos de suas criações, usos e práticas. Só nisso já se pode verificar uma diferença extraordinária.

Para os mais velhos, eles sabem muito melhor reconhecer tais e tantos progressos, mas já entre essas novas gerações, elas não possuirão parâmetros para análises. Quem está na faixa abaixo dos quarenta anos, praticamente já nasceu dentro dessas citadas invenções. E não fazem nem ideia do que foi viver sem elas, o que as outras gerações o sabem muito bem.

Isso implica dizer sobre choques; cultural, científico, profissional e também comportamental. Porque com tais mudanças, tudo tornou-se diferente de antes, melhorando as vidas de todos. Mas com um certo desajustes àqueles com mais idades, pelas dificuldades de (re)adaptações.

No entanto, um fator está sendo chocante àqueles que viveram em épocas passadas, onde o aspecto moral era muito diferente do que é hoje. Foi uma mudança da água para o vinho, onde o aspecto moral foi o mais atingido. Hoje já não se pode nem falar em caráter, lisura, respeito, vergonha na cara, compromisso, seriedade, ética. Também em lei e ordem. Porque está tudo desarrumado e desajustado das épocas passadas.

E é terrivelmente chocante imaginar o futuro. Mesmo a partir de hoje e não daqueles tempos. Isto porque muda tudo muito rápido, bem como se descarta as coisas de forma imediata, fazendo com que até o presente já vire passado no dia de amanhã, literalmente.

Os hábitos e costumes, então, nem se fala. A cada minuto parece surgir outros, E é assim que as referências vão para ralo. Muitos dos instrumentos, ferramentas, aparelhos de uso, como televisão, computador, geladeira, automóveis e outros, com pouco tempo de comprados e usados, ficam fora de linha, sendo difícil, até, as peças de reposição para reparos/consertos.

É bom parar por aqui. Muitos serão capazes de nem entenderem tal assertiva, imaginando que seu autor pirou de vez e está vendo chifre em cabeça de cavalo. Antes assim. Porque se caírem na real, é bem capaz de também pirarem de vez, como esse autor.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 07/01/2022
Código do texto: T7423721
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.