Senhor da Razão
SEMPRE lembro uma frase antiga que não se sabe a autoria, mas que foi muito usada por Proust: "O tempo é o senhor da razão". Uma verdade abissal. O fluir incessante do tempo é irreversível. Ele é c um Rio, perene mas segue seu curso . É dono absoluto do presente, passado e futuro.
Não adianta forçar a Barra tentando frear a ampulheta do tempo. Mais, de nada adianta a ambição demedida por dinheiro e poder. Nem tampouco a vaidade excessiva. Então o melhor é aproveitar o saldo do tempo de vida tentando ser feliz. Isso não significa abrir mão de projetos e sonhos. Apenas, repito, devemos usufruir da melhor maneira a dádiva que Deus nos cocedeu: o tempo de vida
Guimarães Rosa disse que viver é perigoso. Disse ainda que a vida só quer da gente coragem. Coragem para viver. Viver sem deixar de lado a esoerança, o sonho do homem acordado.
Por fim, entendo que nunca devemos nos preocupar com o tempo. Adoro o que disse o escritor Turgueniev:
"O tempo frequentemente voa como um pássaro, arrasta-se outras vezes que nem uma tartaruga, mas nunca parece tão agradável como quando não sabemos se ele anda rápido ou devagar". Vida que segue. Inté.