A Guerra

Ao definirmos a guerra, subtende-se o avanço da infantaria, enfrentando artilharias mortíferas, soldados na luta do corpo a corpo, como naquela sangrenta 1ª guerra mundial, ou então lutas terríveis mais sofisticadas iguais aquelas da 2ª guerra mundial, destroçou o mundo e se houver a 3ª, nossa! Nem é bom pensar!...

Mas as arrepiantes guerras, podem começar no lar, na escola, no trabalho, até mesmo no meio religioso.

No lar, quantas guerras silenciosas, casais em conflitos, depois a separação, o filho ou filhos no meio da tempestade.

Na escola, a guerra de diversidades de mentes, quantos seres podem sair dali, completamente estraçalhados.

No trabalho, quantas guerras nas repartições, quantas traições e disputas.

No religioso, ah! como seria bom se realmente houvesse aquela essência miraculosa de uma maravilha incrível deixada por São Francisco de Assis, ou mesmo pelo carismático e também santo Jorge Müller, (pelo menos eu suponho) que no seu apostolado evangélico como enalteceu a necessidade de ajudar aos necessitados.

E assim todas as religiões podem dar seu quinhão do bom viver, enalteci estes dois cristãos, porque deles eu possuo algumas referências e também estou no meio do protestantismo e do catolicismo, já me falaram: --- Lourenço, não fiques em cima do muro, escolha uma religião e siga religiosamente. Mas eu prefiro ser ecumênico, se ao entrar numa igreja qualquer, ouvir maus tratos contra qualquer outra religião talvez sairia dali imediatamente, talvez sentiria na pele os ataques e mesmo sabendo que a aproximação ideal se torna difíceis, ainda existem julgamentos inconsequentes nas religiões, ou seja que o ser humano em qualquer de suas convicções às vezes dificilmente compreende um ao outro.

Das outras religiões não cristãs, não posso julgá-las, mas sim talvez admirá-las quando elas enaltecem o verdadeiro amor e volto a dizer elas também são responsáveis em pacificar o mundo.

Quanto aos cristãos esperançosos se agarram naquela esperança, de algumas frases daquele sermão de uma magnitude incontestável, ensinamentos do maior sermão de todos os tempos:

"--- Bem-aventurados sereis quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por Minha causa."

"--- Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus."

E na esperança de paz e não de novas guerras, que este novo ano seja de muita paz, desejo a todos deste espaço no qual convivo na exposição de textos, trabalhos que pelo menos eu sinto gratificado, agradeço ao Recanto das Letras, a todos que aqui depositam suas obras geniais e gentilmente me demonstram suas amizades mesmo sendo virtuais, dá para saber suas sinceridades.

José Lourenço Florentino
Enviado por José Lourenço Florentino em 02/01/2022
Código do texto: T7420584
Classificação de conteúdo: seguro