O Paizão Foi às Lágrimas

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Quem disse que o homem não chora?

O choro é um sentimento que nos acompanha do nascimento à morte. — É uma forma de comunicação.

Mulheres, homens, crianças estão no mesmo barco ao navegar das emoções…

Alguns imaginam ser, o choro do homem, um sinal de fraqueza… não há razão em tal pensamento. — O maior homem do mundo (Jesus) chorou… — e não somente numa ocasião…

São muitos os motivos que nos leva às lágrimas… seja o sexo que for.

O temperamento, a sensibilidade, a fadiga, os fatores emocionais, ambientais… contribuem a esse fato.

Semana passada um interno do projeto “Pai Resgatando Vidas”, adquiriu e levou cigarros para o sítio onde atualmente vivem uns 40 dependentes químicos em tratamento e, distribuiu o tabaco aos colegas. — Algo inadmissível (acordado pela diretoria da instituição).

Com uma lista nas mãos, de 8 (oito) internos a serem desligados da casa, despejados, às ruas (de onde vieram), quase todos sem um lar, um abrigo seguro, a irem…

Aguardava-se a chegada de Manaus, do micro ônibus do projeto para o traslado dos desobedientes, ao lixo em que viviam, ao modo de vida de antes…

Com a condução à porta, os listados à punição, com suas mochilas arrumadas, a se despedirem, predominava um ar de pesares em todo o grupo…

Um deles, num profundo sentir pelo ocorrido, declinou a cabeça ao peito do Pai Marcos, que o abraçou num profundo sentimento. Em seguida o inesperado aconteceu…

O grande líder da casa de apoio, tomou uma decisão inesperada, monocrática (sem consultas aos pares) que surpreendeu aos presentes, internautas e membros da direção, numa declaração visionária. — Em mais profundo silêncio dos presentes:

“Querem saber de uma coisa: a partir de hoje, quem não quiser me seguir, procurem outras páginas, mas, eu não irei perder os meus meninos para as drogas jogando-os no olho da rua”...

Retirou-se ao seu aposento, em lágrimas, por não poder cumprir o preestabelecido por normas e, contrariar um contingente de pessoas pelo mundo…

Pelo seu único querer num bem geral, ninguém saiu da casa do Pai naquela noite.

Houve uma grande comoção entre os internos após aquele anúncio e desfizeram às malas.

Em gritos de “Paizão”, Paizão foram à janela do Pai, e permaneceram por lá por um tempo, em cânticos e pulos, com as mãos para o alto numa comemoração à atitude do diretor.

Uma cena que marcou muito também nesse episódio, fora a sua aparição à janela, com uma voz ainda embargada e lágrimas visíveis… Numa interação com os “seus filhos”, como gosta de os chamar.

Se Marcos Bastos (o diretor) cumprisse a regra de expulsa-los, conforme a norma preestabelecida, o estrago teria sido grande

Uma internauta comentou emocionada: “Gente, eu chorei muito com nessa live.

PAI NÃO CHORE, ESTAMOS COM VOCÊ! Convocou os seguidores:

Vamos deixar uma mensagem positiva para o pai, na sua página, do Facebook e mostrar o nosso apoio a ele!

O senhor (Pai Marcos) tomou a decisão mais acertada e justa, estamos com você!”

Se o maior homem do mundo (Jesus) chorou, exatamente pelos pecadores, como ei de escandalizar-me com o gesto similar de alguém que faz a Sua Obra?…

Quem sabe a história do Marcos Bastos confirmará com certeza, não ser esse, um choro de crocodilo (simulado), mas algo verdadeiro.

Não creio ser esse choro, do Marcos, na chácara da instituição (e outros, noutras ocasiões da sua vida), ser um sinal de fraqueza da sua parte.

Por certo fôra algo de Deus para o seu crescimento, uma forma dele se expressar, extravasar seus sentimentos, comunicar ao mundo inteiro o seu amor real, por aqueles “meninos”, sem querer que nenhum se perdesse. — Num agir consonante ao querer Divino.

Nunca é demais lembrar: somente os misericordiosos choram e serão consolados; farão parte dos bem aventurados.

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário. (01:01:22)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 02/01/2022
Reeditado em 02/01/2022
Código do texto: T7420542
Classificação de conteúdo: seguro