TIRINGA

Alguns fenômenos surgem, em todas áreas, principalmente a social, de maneira súbita e surpreendente. Causam, por consequência, uma grandiosa explosão de estupor e admiração em inúmeras pessoas, que, ante o conhecimento desses frutos das redes sociais, consomem com avidez os produtos e serviços decorrentes do novo boom midiático. Tornam-se fãs e seguidores ardorosos, divulgando, compartilhando e anunciando a grande novidade, a "palhaçada" mais engraçada do momento.

Tiringa, um homem simples, sem papas na língua, que esbraveja aos quatro mundos sua verborragia popular sem medo de ser politicamente incorreto, é sem dúvida nenhuma o mais recente fenômeno que alçou rapidamente os píncaros da fama no YouTube com seu jeito de caboclo interiorano "brabo" e disposto a enfrentar quem quer que o afronte.

Jorrando bravatas, xingando os que ousem fazer-lhe perguntas de duplo sentido, seja quem for, em seus vídeos o "canivete" - como ele chama a afiada peixeira de cerca de quinze polegadas sempre guardada na bainha enfiada no lado esquerdo da bermuda - é exibido de forma acintosa e reverberando ira, evidentemente no intuito de intimidar qualquer "atrevido " que o destrate. Agindo assim e fazendo a "galera" rir, ganha mais e mais adeptos e seguidores.

Tiringa jamais emergiria das sombras para o realce sem a presença e o "empurrão", a "escada", por assim dizer, representada por seu patrão e amigo Charlles. O Brasil e parte do exterior, - sim, alguns países da Europa e da América do Norte já acompanham as peripécias e pegadinhas do e no Tiringa - não tomariam conhecimento da existência desse nordestino "macho todo" sem a iniciativa de Charlles. A dupla, que ao longo das gravações foi ganhando outros personagens como Toe, André, Lopim etc conquistou os corações de milhões de pessoas com a alegria que proporciona, mesmo ante a absurda ranzinice e a estrupiada rabugice do Tiringa. Mas é justamente aí, nesse filão, que reside a graça, pois um "brabão" sorridente e melifluo logo seria descartado e esquecido, porque a diversão advém justamente de ser ele o típico sertanejo que fala, isto é, grita, qualquer grosseria, brutalidade e "ignorância" sem censura, sem nenhum temor.

Os vídeos de Tiringa e Charlles já tiveram mais de um bilhão de visualizações desde as primeiras postagens. Todos querem assistir às trolagens e farras da trupe de Tiringa, ver, ouvir e gagargalhar de suas tiradas "machistas" e faroleiras. O gáudio aumenta quando ele deixa expor seus dois únicos medos: de cobras e de "phantarmas". Então, ninguém segura sua carreira desabalada.

A exemplo de qualquer fenômeno da moda, Tiringa terá de se reinventar com o passar do tempo, sempre supervisionado e dirigido por Charlles. Por enquanto, os arroubos dele e sua maneira incomum de ser, sua algazarra nada convencional e anti politicamente correto diverte e provoca risadas. Até quando, se não houver um "plus", um "up" que o reinvente e o faça seguir conquistando fãs e admiradores ao longo dos dias?

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 02/01/2022
Reeditado em 02/01/2022
Código do texto: T7420226
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.