Um segundo

Um segundo //Eligio Moura //Crônica

O que você é capaz de fazer em um segundo? Pra que serve um segundo?
Um segundo te interessa ?
Certa vez, eu pilotava um helicóptero na região de Pissinguaba-Litoral de São Paulo-tentando localizar uma outra aeronave em pane e pousada nas obras do que é hoje a bela estrada Rio-Santos. Eu estava a 700 pés de altura, tinha do meu lado esquerdo o mar e do outro a montanha. De repente, sem qualquer aviso, percebi uma nuvem negra de poeira e pedras vindo em minha direção... em câmera lenta. Incontinenti, passei a fazer várias coisas ao mesmo tempo. A minha aeronave fora atingida pela nuvem negra e eu não sabia o que estava acontecendo. Meu tempo se reduziu a segundos até começar a cair e imediatamente tive que tomar várias decisões... Decidi-que petulância- que eu não morreria... Mas a rotação do rotor principal estava caindo sem controle... Decidi retardá-la ao máximo fazendo uma manobra técnica de emergência... Mas a aeronave continuava caindo... Decidi escolher um lugar para ela cair... Perdi a visibilidade... Decidi me afastar para o mar...onde eu sabia não haver empecilhos...E enquanto fazia tudo isso eu repetia para o meu eu interior: NÃO VOU MORRER! NÃO VOU MORRER! Percebi que tive tempo de sobra para fazer tudo que eu PRECISAVA e PODIA e até mesmo o ACOBAGE, após o pouso brusco eu fiz. Pelo fato de eu estar agindo com muita rapidez e corretamente o tempo parecia estar em câmera lenta para mim. E eu parecia dispor de muito tempo.
Podemos não dar importância ao segundo-medida de tempo- mas ela é relativa.
Sabemos que em um segundo a Terra anda no espaço quase 25km; sabemos que o Sol se desloca 236 km e a nossa galáxia avança cerca de 649 km...Tudo isso em um segundo.
O olho humano pisca em muito menos tempo do que um segundo e é perfeitamente possível piscar várias vezes em um segundo. Em média, o olho humano leva de 300 a 400 milissegundos para piscar uma vez, o que equivale a cerca de três a quatro décimos de segundo. Então, logicamente, uma pessoa pode piscar duas ou três vezes no mesmo segundo e mal perceber, pois a piscada é muito rápida.
Um minuto é cheia de segundos...tem 60s... Já uma hora tem 3600 segundos...
A vida muda num segundo e nós nem percebemos...
Um problema de descida num avião leva longos segundos para que o piloto cumpra o “problema de descida”.
A dor que dói no corpo parece esticar ao máximo os segundos... Na dor o segundo é um tempo gordo...Demorado.
Quando se espera alguém o tempo parece parado, andando devagar...Os ponteiros parecem lerdos e preguiçosos...
O segundo é dividido em milhares de etapas...A medida do tempo cresce para cima com segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, séculos, milênios, eras (corresponde a 1 bilhão de anos) e o tempo decresce para baixo com décimo de segundos, centésimos, milésimos, milionésimos, nanô-segundos, pico-segundos, femto-segundos, atto-segundos... E segue rumo ao micro infinito...
Tente pegar uma mosca. Em pouco tempo, você se dará conta de que ela é mais rápida que você. Muito mais rápida. Mas como, afinal, essas minúsculas criaturas, com seus minúsculos cérebros, escapam tão facilmente de nós?
A resposta é que as moscas essencialmente veem o "nosso" mundo em câmera lenta, ou seja, as ações e reações normais de humanos são percebidas por elas como se fossem bem mais lentas - por isso conseguem escapar com tanta facilidade de um mata-mosca.
Imagine um relógio analógico. Nós humanos vemos os ponteiros se moverem em uma determinada velocidade. Já uma tartaruga veria os ponteiros se movendo duas vezes mais rápido. A maioria das moscas, por sua vez, perceberia os ponteiros se movendo quatro vezes mais devagar. Na percepção do tempo, os animais enxergam o mundo como se fosse um vídeo contínuo. Na realidade, porém, o que fazem é conectar imagens enviadas dos olhos ao cérebro em uma determinada quantidade de vezes por segundo. Para humanos, são 60 flashes por segundo. Para tartarugas, 15. E moscas, 250.
A formiga Drácula recebeu o título pelo apêndice animal mais rápido que existe. A velocidade para que uma mandíbula deslize uma sob a outra, é de aproximadamente 0,000015 segundos. Muito mais rápido do que nossas mãos humanas podem operar.
Os cientistas ainda não entenderam como a formiga desenvolveu um membro tão veloz. Mas acreditam que isso tem uma ligação muito particular com questões que se relacionam a caça e a defesa do animal. Ambos extremamente importantes para sua sobrevivência na natureza.
A vida é mais complexa e misteriosa do que imaginamos. Sabemos muito pouco sobre os mistérios da natureza...

Observações:
A propósito, a nuvem negra foi o resultado da explosão pelos engenheiros que estavam construindo a estrada Rio -Santos para a retirada de um grande pedra e ACOBAGE é a manobra que fazia na cabine para evitar que o motor explodisse ou pegasse fogo. A abreviatura de Acelerador (Fechar), COmbustível (Fechar), BAteria (desligar) e Gerador(desligar).