GULOSEIMAS APETITOSAS
Sonho com um anjinho, daqueles típicos das pinturas clássicas: louro, rechonchudo, com expressão meio abobalhada e sorriso forçado. Como isso foi me acontecer? Logo eu, agnóstico renitente. De carteirinha, como hoje se diz.
Vamos adiante. O querubim me oferece doces e salgados em uma pequena bandeja, e quando eu já me preparava para saboreá-los, uma gritaria infernal, na rua, me faz acordar.
Levanto-me e vou à janela, de onde localizo um grupo de uns cem estudantes da escola que fica ao lado do meu edifício.
Eles estão uniformizados e carregam faixas de protesto contra um de nossos políticos mais em evidência nos últimos tempos, lá em Brasília.
“Fora, corrupto!” Queremos a renúncia! Basta!”, são algumas das palavras de ordem dos manifestantes.
Ao lado do grupo, um carro de som comanda os protestos verbais. Entre todos, os versos mais canta-tados, com entusiástico vigor, dizem: “Eu, sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!” Como não poderia faltar, numa ocasião como esta, surge um outro canto, berrado a plenos pulmões, típico de manifestações de desagrado das torcidas, quando da punição de seus times por parte de juízes em jogos de futebol.
Apuro os ouvidos, mas não sou brindado com o outrora carro-chefe das passeatas de protesto: “O povo, unido, jamais será vencido!” É, parece que já não se fazem protestos como antigamente...
Os manifestantes descem a rua, bloqueiam uma das pistas, tornando o trânsito bastante lento. Ninguém buzina. Será por respeito ao protesto ou por total indiferença?
Uma hora depois, o trânsito volta ao normal, ou seja, os manifestantes se dispersam, aos poucos, e aí, uma dúvida fica martelando minha cabeça: será que um protesto, lançado por estudantes em local tão distante do centro da ação política do execrado cidadão, vai ter algum efeito?
Espero, ardentemente, que seja o rastilho para inúmeros outros protestos deste tipo, país afora.
Enquanto isso não ocorre, volto à cama, na esperança de reencontrar, em novo e coincidente sonho, aquele anjinho insípido com suas guloseimas apetitosas.