DE IDOSO NÃO SE ZOMBA ("Quem zomba dos pobres mostra desprezo pelo Criador deles; quem se alegra com a desgraça não ficará sem castigo". — Provérbios 17:5))
Deus prescreveu a pena de morte para "crianças" (ingênuos) teimosas e rebeldes reincidentes (Dt 21:18-21). Quando quarenta e duas "crianças" zombaram de Eliseu (o profeta careca), ele as amaldiçoou no nome do SENHOR; e Deus o honrou, enviando duas ursas para estraçalhá-las por causa dos gracejos delas (IIRs 2:23-24). E o Conselho tutelar fazendo seu trabalho favorável aos direitos humanos, protegendo delinquentes e fazendo dos pais, que as corrigem duramente, de delinquentes. Por ser coerente, eu sei que é importante ter cuidado ao interpretar textos religiosos e considerar o contexto histórico e cultural em que foram escritos, mas os adolescentes de hoje têm o mesmo desrespeito pelos idosos como tinha aqueles. Além disso, é importante lembrar que o papel do Conselho Tutelar é proteger os direitos e o bem-estar das crianças e adolescentes; porém nesse afã desmerece a prática corretiva dos pais que também querem o bem dos filhos. No entanto, é importante ressaltar que a escola não deve ser vista como a única responsável pelo desenvolvimento das crianças. Os pais e responsáveis têm um papel fundamental na educação dos filhos e devem estar atentos e presentes em suas vidas com o apoio das autoridades.
Lugar de criança é na escola, diz o ditado. Juntas e misturadas, digo eu. O irônico disso é que os filhos dos crentes aprendem a xingar na escola pública, e os mundanos não aprendem a orar. Eu estou querendo dizer que, infelizmente, é verdade que as crianças não aprendem apenas coisas boas na escola. Mesmo com todos os esforços dos protetores e autoridades, algumas crianças podem acabar sendo expostas a influências negativas, como bullying, violência, consumo de drogas, entre outros. Porém, o "sindicato dos profetas" não deixa agressores sem punição (a justiça natural). As "ursas" executoras dessa justiça eram de direita e agiam em nome da lei de proteção aos idosos. Quem viveu muito, viveu de acordo com as leis da natureza. Por fim, é importante lembrar que a vida é governada pelas leis da natureza, e que aqueles que viveram muito tempo têm experiência e sabedoria que podem ser valiosas para os mais jovens. Devemos receber e honrar nossos idosos, e aprender com sua sabedoria. CiFA