PARA ONDE CAMINHA A HUMANIDADE

PARA ONDE CAMINHA A HUMANIDADE

Não precisa ser um super cérebro para entender esse tempo tão estranho para todos nós, e também tão confuso. Parece que há sempre alguém querendo ser o grande mandatário do mundo, dar ordem para que tudo aconteça de outro jeito que não seja o nosso, como sendo um indivíduo e com uma vontade. Estranho, não! Um “senhor do universo” em disputa com o desconhecido, ou, talvez, melhor dizendo: um suplantador do Criador do universo. Nesse aspecto, somente o relato bíblico é capaz de dar entendimento, esse estranho se chama Satanás, ou, Diabo. Fora esse entendimento, existe muitas outras variantes que nos desafiam a pensar. Há pouco, acaba de ser lançado no espaço o maior telescópio do mundo, maior que o famoso Hubble, o James Web assumiu a frente. O que pensam os cientistas nesta insistente caminhada, se o que já se revelou é simplesmente inalcançável – se uma amostra do infinito já foi dada sobre o impossível? Será que não pretendem se render ao Deus Criador de todas as coisas? Será que não há limite nessa busca? O que querem mais? Continuar desafiando Deus até que Ele diga: basta? Fosse à luz de um entendimento da pequenez humana, talvez se arrancasse da alma um grito de “glória a Deus” pela magnitude do que já foi possível enxergar? O que diria o salmista Davi, caso tivesse as imagens já reveladas pela Hubble. Com certeza o Salmo 19 teria sido mais estendido: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos.” Ainda: “Quão grandes, Senhor são tuas obras! Os teus pensamentos, que profundos!” (Sl 92.5). Para onde caminha a humanidade, quando ainda parece caminhar sem rumo, quando a prevalência tem sido a dos mais fortes, a dos mais ricos, ou mesmo pelo fato do não reconhecimento do poder do inimigo de Deus, Satanás? Se isso não se torna possível, sai de cena a crença num poder do mal que vem operando livremente na vida de muitos, e bem assim, o poder do único Deus, todo poderoso proclamado pela igreja de Jesus Cristo seu filho nesses dias tenebrosos. Logo, parece aberto o caminho para a eleição do “controlador” de todos nós. A isso, são presentes vários aspectos na vida de todos nós – desde o CPF ao chip; da conta bancária ao dinheiro virtual; da vacina humana como ao gado no curral; da nova Ordem Mundial, como se não tivesse um único poder capaz de dar ordem a todas as coisas, aquele que é capaz de dizer: “haja”, e tudo passa a existir – o Deus todo poderoso! Um bom conselho vem do apóstolo João: “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1Jo.1-4). Assim, não há em como entender, porque depois de contemplar as distantes galáxias, as distancias impossíveis de ser alcançadas, cientistas ainda insistem em querer desvendar os impossíveis mistérios de Deus, aquilo que somente a ele cabe desvendar – a origem do universo está em Deus, não caberá jamais ao homem determinar, se desta ou daquela maneira. Bilhões e bilhões de dólares já foram gastos na construção maior acelerador de partículas na busca de criar alguma matéria, tudo em vão. O Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider ou LHC), com 27 Km de extensão, instalado na Suíça, onde físicos trabalham, descobriram uma possível falha em uma teoria que explica como se comportam os blocos de construção do universo – nome dado a micropartículas ainda menores que o átomo. Nada mais que uma grande ambição de cientistas que teimam em desafiar o impossível. Para onde caminha a humanidade, quando não consegue cuidar da própria casa – a nossa terra, que continua cada vez mais doente? A fome espalha pelo mundo em face a desigualdade social, enquanto os mais ricos brincam de construir naves espaciais que aos bilhões de dólares se queimam aos olhos de todos os outros humanos que apenas mendigam por um prato de comida. Muitos desses homens ricos, parecem imortais, pouco se tem importado com seus semelhantes, não sabendo eles que também voltarão ao pó da terra? Para onde caminha a humanidade, se não para o abismo!

29.12.2021