A OUTRA VERDADE

Toda verdade, por mais verdadeira que seja, tem algo a esconder,

É como se tivesse piso falso, bem disfarçado, cravado na sua pele.

Nele estão alojados certos podres da sua alma, que revelam o que de fato é, bem diferente do que ostenta aos quatro ventos.

A verdade, sabendo desse fato, faz de tudo pra parecer dona do pedaço, íntegra, absolutamente refratária a quaisquer desvios de conduta passíveis de vagar dentro de si.

Até que um dia, a verdade da verdade vem à tona.

Então toda aquele pompa absoluta, toda aquela soberba envolta em redoma de aço, cai por terra.

Daí a verdade se depara desnuda, atônita, esquece todo roteiro, erra o buraco da fechadura, fica com cara de tacho.

O entorno, ao flagrar essa farsa revelada, se desespera.

Porque sempre tinha a tal verdade em cotação máxima, acima do bem e do mal, incapaz de quaisquer derrapadas ou rebarbas no seu caminho.

O desespero do entorno é tal que a começar a ruir, se detonando parte a parte.

O caos se instaura.

No meio daquele frenesi, prestes a jogar a toalha, o entorno pede encarecidamente â verdade que reconsidere seu papel, que faça algo para impedir que tudo vá por água abaixo, clama aos céus, ao diabo, a quem for. Em vão.

Depois de tanto chororô, tanta ladainha, tanta súplica incessante, a verdade resolve acatar o pedido.

Vai buscar em algum baú uma nova fantasia, um tanto surrada pelo desuso, e se troca, por dentro e por fora, contrariada toda vida.

Quando o entorno percebe a verdade com nova alegoria, reacende seu tacho e traz de volta o brilho e as miçangas da alegria ameaçadas de irem ao lixo.

Assim tudo volta ao normal, como se nunca tivesse passado por aquele tsunami todo.

E a verdade volta a ser verdade, com toda pompa e soberba de sempre.

 

 

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 29/12/2021
Reeditado em 29/12/2021
Código do texto: T7417296
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.