Batuque na cozinha (I)


Eu não fazia a menor idéia da trajetória política do deputado federal Devanir Ribeiro (PT-SP), esse tambor do terceiro mandato consecutivo para o nosso Lula. Até que o tivessem encarregado de fazer barulho no Congresso e na mídia, mal lhe conhecia o nome.

Olho nele.

Habituado à bateria abençoada do Império Serrano, posso garantir a vocês que o batuque do deputado paulista é da pior qualidade. Pega carona no abre-alas bolivariano do irmãozinho Hugo Chávez e tenta agora ensurdecer o eleitorado brasileiro com uma proposta de emenda constitucional que daria ao presidente da República o direito de convocar plebiscitos. Com isso o homem estaria em condições de perguntar diretamente ao povão se querem que ele fique. Com a faca e o queijo na mão, é mole.

Está-se vendo que essa maneira falso-republicana de esculachar o cidadão comum é apenas parte de um projeto mais amplo e não pode dar em boa coisa.

Olho nela.

Capistrano de Abreu é que tocou em cheio na ferida. Bolou a menor Constituição escrita do mundo, de apenas dois artigos, mas não há político entre nós que não lhe tenha verdadeiro horror.

[18.11.2007]