Possibilidades eleitorais para o Norte de Minas Gerais

Possibilidades eleitorais !

Se observarmos o atual eleitorado norte mineiro, próximo de um milhão de eleitores, chegamos a triste conclusão de que vivemos uma sub-representação se comparado com outras regiões do Estado, como o triângulo e a região sul, por exemplo. Esta sub-representação é mais gritante na Câmara dos Deputados levando-se em consideração que apenas dois parlamentares atuais, Dep. Marcelo Freitas e Dep. Paulo Guedes são genuinamente da região. Os demais parlamentares federais votados em Montes Claros e região se pautam na distribuição de emendas do orçamento para alguns municípios de forma a “ retribuir” o “apoio” recebido em 2018 de prefeitos e lideranças da região. No entanto, obras estruturantes e definitivas como a duplicação da BR-251 no trecho Montes Claros-Salinas dependeria muito da ampliação no próximo pleito do número de representantes em no mínimo cem por cento. Com um milhão de eleitores poderíamos com certeza ter até quatro Deputados Federais eleitos exclusivamente com os votos daqui . São aproximadamente 90 municípios com as mesmas dificuldades, tempo seco, e as mesmas demandas.

Lembramos que a construção da ponte sobre o Rio São Francisco ligando Pintópolis a São Francisco somente foi viabilizada após ação conjunta da Assembleia Legislativa de Minas, da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, da Defensoria Pública do Estado, da Advocacia Geral do Estado e do Ministério Público de Minas Gerais, na pessoa do norte mineiro, Jarbas Soares Junior, Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais com destinação de recursos provenientes do Acordo de reparação de danos a Brumadinho de responsabilidade da Vale. Uma obra esperada faz tanto tempo não terá um real sequer do orçamento geral da União. Isto demonstra como a nossa bancada federal, reduzida, consegue muito pouco em detrimento das demais regiões do estado.

Para uma saída desta situação vislumbram-se dois caminhos naturais que passam necessariamente pela conscientização do eleitorado de Montes Claros e região. A primeira seria um ou mais dos atuais deputados estaduais da região se lançarem à Câmara Federal, e outro caminho o lançamento de novas lideranças já testadas nas urnas ou não. Os vereadores Rodrigo Cadeirante e Claudinho da Prefeitura, antecipadamente lançaram a suas pré-candidaturas a Deputado Federal e estadual respectivamente, enquanto lideranças conservadoras da região, lideradas pelo General da reserva Mário Lúcio Araújo, ex-secretário de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, também ensaiam lançar novos nomes para a corrida eleitoral. Araújo obteve mais de 20.000 votos cacifando-se, portanto, a tentar nova candidatura à câmara Municipal ou mesmo à Prefeitura em 2024. Caso o General não participe da disputa o mesmo deverá apoiar os nomes indicados pela força concentração conservadora. Outra liderança natural que poderá influenciar na escolha e possível eleição é a do Prefeito Humberto Souto. Seu apoio pode ser decisivo na ampliação da representação norte mineira em Brasília.

Por fim seria importante que prefeitos, vereadores, líderes políticos e empresariais não apoiassem candidatos de outras regiões do estado, o famoso Deputado “ paraquedista” ou “ copa do mundo” que aparece de quatro em quatro anos, prometendo mundos e fundos e depois desaparece. Um complicador neste contexto são as candidaturas corporativas como as ligadas ao segmento religioso, militar e classista em que representantes das entidades também garimpam votos aqui e alhures. Existe uma máxima de que militar somente vota em militar. E de que professora estadual somente vota .em professora; dentre inúmeras candidaturas de segmentos profissionais. As igrejas evangélicas também costumam apresentar para todo o estado lista de nomes para serem ungidos nas urnas, não se importando de qual região seja.

Por último não custa nada lembrar que no norte de minas ainda existem “ bolsões de pobreza” em que a famigerada “ compra de voto” campeia solta. E os compradores, normalmente, são os candidatos paraquedistas. Por este motivo as entidades de classe, ACI, Sindicato rural, Sociedade rural, CDL, Fiemg, Sindicatos patronais e de empregados deveriam patrocinar campanhas de valorização dos candidatos comprometidos com as demandas do Norte de Minas. Demandas estas que são de conhecimento público; barragem de Jequitaí, Barragem de Congonhas, Duplicação da BR-251 e finalização da BR-135 em Montalvânia dentre várias obras estruturantes urgentes e inadiáveis que dependem muito da união de forças e de uma representação real e efetiva.

Na oportunidade desejo a todos os assinantes e leitores do Novo Jornal de Notícias um feliz e santo Natal e um ano novo repleto de prosperidade e realizações. Muita saúde e Paz! O resto a gente corre atrás!!!

Gustavo Mameluque. Jornalista. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Correspondente do L’ Oservatore Romano no Brasil.

Mameluque
Enviado por Mameluque em 24/12/2021
Código do texto: T7414351
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.