Minha conversa com alguém que já viveu muito

Um dia conversando com uma senhora muito sábia ela me deu muitos conselhos para a minha vida. Contei a ela que sentia muita dor no pescoço, nas pernas e nas costas, foi onde ela me contou como aliviar essas dores, isso tudo depois de passar por alguns tratamentos farmacêuticos, troquei minha cadeira, fiz ioga, pilates, fisioterapia e fui em muitos médicos e a dor sempre ficava comigo, como se fosse um peso, um fardo, muito desconforto no corpo, dores nas pernas, perdi muitas noites de sono, às vezes ficava difícil até de respirar.

Fui até a casa dela, uma casa simples e humilde era o lar daquela mulher sábia. Lugar onde havia muitos livros espalhados pela casa, ervas de todos os tipos e ela vivia com o que lhe era necessário.

Me falou que tudo isso acontece comigo porque eu carregava muita coisa dentro de mim... há muito tempo, sentimentos tristes, raiva, ódio, depressão, ansiedade, preocupações...

Ela soube disso apenas olhando para minha coluna tensa e comprimida, tudo isso com o toque de suas mãos velhinhas e gastas do tempo, ela já sabia o que acontecia com meu corpo e minha mente.

Ela constatou que eu carregava muita pressão, decepção e tristeza ao longo dos anos de minha vida, muita dor e ressentimentos, pois carrega o peso do seu próprio corpo e espírito, e dos outros também.

E então, exalei todo o fôlego que vinha prendendo por mais de décadas... ela pegou minhas mãos nas dela, aquelas mãos enrugadas e envelhecidas, fez eu baixar minhas mãos, soltar meus ombros, levantar minha cabeça e ficou atrás de mim. Seus lábios se aproximaram de meu ouvido e ela disse suavemente:

- Nem tudo é culpa sua!

- Nem tudo é sua responsabilidade!

- Você não pode fazer tudo!

- Você não pode consertar tudo!

- Você não tem que aceitar tudo!

- Você não precisa resolver o problema dos outros.

E meus olhos começaram a derramar lágrimas grossas como um vidro quebrado, ouve um momento em que pensei que fosse chorar sangue, de tanta dor que eu estava sentindo, era tudo ao mesmo tempo. Aos poucos meus ombros voltaram ao seu lugar, meu pescoço ficou macio e ergueu-se novamente, minhas costas se endireitaram como não acontecia há anos e ouvi meus ossos emitirem um estalo.

O peso do mundo havia descido dos meus ombros, o peso da dor do passado finalmente havia caído no chão...

Seus lindos olhos de lobo olharam para mim com expectativa e então ela disse:

- Há dores que se carregam no coração e essas não temos como removê-las facilmente, aprenda a se livrar do passado ou você vai acabar se afogando no futuro, e também entenda que a falta de perdão não dói mais do que aquele que não pode perdoar.

Seja feliz, esqueça as coisas ruins do passado, alivie sua vida, não queira resolver o problema de todo mundo, viva a sua vida, mande essa ansiedade embora e tenha muita calma na alma!

marcia jack
Enviado por marcia jack em 22/12/2021
Código do texto: T7413144
Classificação de conteúdo: seguro