E SE?
A notícia mais comentada destes últimos tempos foi a prisão de Saddam Hussein. Não cabem aqui comentários político-ideológicos a respeito. Nossa abordagem tem outros caminhos.
Vamos retroceder à década de 1970, do finado século XX, quando foi noticiada a chegada do homem à Lua. Quem viveu naquela época tem clara na retina a famosa cena em que os astronautas, após descerem da nave, dão saltos em câmara lenta, num balé que emocionou os espectadores. Ao fundo, elevações típicas da paisagem lunar.
Na noite em que todos vibrávamos com as imagens do homem chegando à Lua, Dona Cremilda, faxineira da minha casa e senhora muito observadora, quando viu os astronautas pulando na superfície lunar disse, com a maior tranquilidade.
- Ah, meu filho. Você acredita mesmo que eles estão na Lua? Para mim isso é tudo mentira. Aquele fundo é todo de papelão pintado. Boa noite que eu vou dormir.
Anos depois de se aposentar, encontrei-a na rua, os cabelos inteiramente grisalhos, o ar de batalhadora incansável ainda se refletindo no rosto e arrisquei:
- E aí, Dona Cremilda? Ainda acha que o homem não esteve na Lua?
- Ah, meu filho. Aquilo tudo foi mentira. Eu vi um filme igualzinho na televisão, outro dia mesmo. E não sei como você, que estudou tanto, continua acreditando naquela bobagem...
- Tá bom, Dona Cremilda, vamos falar de outro assunto. A senhora soube da prisão do Saddam?
- O Ussêin? E como não havia de saber? Só se fala nisso lá no bairro. O pessoal diz que não é o homem, não. É, um sócio dele
- Ah, sei. Um sósia.
- É, um homem muito parecido com ele. Na terra do Saddam o que mais tem é homem de cabelo preto e bigodão. Parece tudo com o Saddam. O pessoal do meu bairro diz que não é ele e que o Bush inventou essa história para continuar mandando nos Estados Unidos.
- Como é que é isso, dona Cremilda? O pessoal acredita que o presidente Bush montou uma farsa para garantir a reeleição?
- Isso mesmo, meu filho. Essa falsa que você falou aí, é tudo armação do Bush, junto com o tal de Runsféu e da Condessa.
- Condessa... Ah... entendi. A Condoleeza.
- É tudo farinha do mesmo saco. Pra mim o Saddam está vivinho-da-silva, na Europa. ‘magina ele ficar num buraco, com cara de mindingo, cheio de piolho e com aquele monte de dinheiro perto dele. Arranjaram um maluco, treinaram ele e agora ficam dizendo que é o Saddam.
- Muito interessante, dona Cremilda. E quanto à chegada de uma sonda espacial a Marte? Viu que bonita a paisagem avermelhada e cheia de pequenas pedras, com montanhas ao fundo?
- Olha, meu filho, a conversa tá legal, mas o meu ônibus vem chegando. Foi muito bom ver você, mas aceite um conselho da velha que vê as coisas da vida como elas são. Pare de continuar acreditando em tudo que os americanos dizem e mostram. Eles sempre fazem uma propaganda danada e aproveitam para levar as historinhas para o cinema e ganhar muito dinheiro. O meu tutu suado é que eles não levam fácil. Lembra que foi assim com a tal chegada na Lua? Daqui a pouco vem aí um filme sobre a prisão do Saddam e depois outro sobre as descobertas de pedras e morros vermelhos em Marte. Pode escrever o que a velha diz. Um beijo, meu filho.
Acenei-lhe um adeus, mas fiquei pensando: e se a Dona Cremilda tiver mesmo razão? E se o homem nunca pôs os pés na Lua? Com que cara eu fico depois de ter passado horas a fio, madrugada adentro, diante da TV, vendo um “filminho” bolado nos estúdios de Hollywood? E se os americanos arranjaram mesmo um “sócio” do Saddam Hussein para reeleger o Bush? O que pensarão de nós as próximas gerações, quando a verdade vier à tona?
Começo a achar que melhor seria se eu não tivesse encontrado a Dona Cremilda...