HOMENAGEM AO CASAL ULYSSÉIA*

Nesta Reflexão do Cotidiano, queremos prestar uma sincera homenagem ao Prof. Ocatávio Melchiades Ulysséa e sua esposa e Educadora Neyda.

Segundo nosso companheiro de trabalho Euclides, que participou de um Fórum sobre Espiritismo, recentemente, que teve seu início no dia primeiro de maio, p.p. durante o encontro foi lhe prestado uma homenagem, por motivos de saúde, não pode agradecer de viva voz, cabendo a sua esposa Neyda, ler suas palavras de agradecimento.

Temos o privilégio, de convivermos a algumas décadas, com seus ideais na área da educação, sempre aliado aos subsídios que a Doutrina Espírita oferece...

Nossa memória viaja no tempo; desde os primeiros anos após fixarem residência em nossa cidade, num certo período, chegou a freqüentar o Centro Espírita Francisco de Assis, seus ideais iam muito mais alem, acompanhamos seus primeiros passos, onde durante certo tempo administrou o antigo Teatro de Bolso, que se situava na Praça Rui Barbosa; a fundação do Instituto de Cultura Espírita do Paraná, - ICEPA – que se localizava na Avenida Vicente Machado; a criação de duas Casas Lares, com o objetivo de acolher crianças, e alguns adolescentes, lhes dando uma estrutura de lar, aliada a escolaridade, participamos com minha esposa, durante o tempo em que o projeto existiu, - no ano de l.967 – guardamos gratas recordações, e ainda hoje, eventualmente temos contato com alguns adolescentes, que moraram conosco, naquela ocasião das Casas Lares...

Chegou a fundar e manter um Centro Espírita, - Dr. Bezerra de Menezes – próximo a sua antiga residência, - final da Rua Brigadeiro Franco. –chegamos a participar várias vezes das atividades deste Centro, mais tarde esta Casa Espírita, foi transferida para própria Faculdade.

Em decorrência de nossas atividades profissionais, houve dificuldade de acompanhar o dia a dia de suas atividades; recordamos-nos, que em certa ocasião, - quando as Faculdades Espíritas, era tão somente um sonho. – nosso tio Augusto, hoje de saudosa memória, chegou a desenhar uma planta, - com certeza com enormes dimensões. – para a futura Faculdade Espírita.

É evidente que o Prof. Ulysséia, não pode implantar na íntegra aquele projeto, mas aos poucos, para o espanto de muitos, as Faculdades foram se tornado salutar realidade, realizando desde a muito os sonhos daqueles que iam em busca de sua formação universitária e aqueles que recebem o aprendizado das primeiras letras...

Nesta época, a secretária de nossa pequena empresa, cursou o curso de Ioga, sendo a primeira turma de formandos, e até exerce a profissão.

Prof. Ulysséia e Profa. Neyda são almas de boníssimas formações, sempre dispostas a ajudar e incentivar as atividades que visam o bem comum, e isto sempre colocaram acima de seus interesses pessoais.

Muito embora não pudessem ser agraciados com filhos biológicos, isto foi totalmente superado, com a adoção de alguns filhos do coração. Homenageando Professora Neyda, indiretamente este site, presta homenagem, neste segundo domingo de maio, dedicado ao dia das mães, a todas as mães, com sinceros votos de muita paz, e retribuição de muito amor, daqueles que lhes são caros.

Encerrando nossas Reflexões, aliada a alguma Reminiscência, queremos contar um fato, que talvez o Prof. Ulysséia já tenha esquecido, pois ocorreu a mais de 40 anos, houve um encontro de educadores em Santa Mariana, cidade do norte do Paraná.

Ele nos convidou para que acompanhássemos no encontro, lá fomos-nos, o veículo da viagem foi uma Rural, quando chegamos ao local do encontro, afirmou que o companheiro é Professor em Curitiba, fiquei um pouco constrangido, mas pela sua seriedade na afirmação, como desapontá-lo? Tivemos que participar de mesa redonda de estudos, no que dizia respeito aos avanços da área da educação. Havia curiosos que insistiam em saber qual colégio que lecionávamos e em que matéria... Tivemos que inventar umas “mentiras piedosas”, para não constrangê-lo. Ao regressarmos, assim que tivemos oportunidade, perguntamos à razão do acontecido, ele com a maior simplicidade afirmou: Embora você, não tenha diploma, é um educador...

Ao finalizarmos nossas sinceras palavras, desejamos ao caríssimo amigo, que em breve tenha sua saúde restabelecida e prossiga ser aquele “poço de entusiasmo”, no campo do bem, onde esses ideais há tantas décadas nos unem.

Gratos a todos pela atenção e até a próxima Reflexão do Cotidiano.

*Em 1974, funda o Campus Universitário Dr. Bezerra de Menezes, em 1997, Faculdades Espíritas. Fez carreira militar, lecionou por muitos anos na Federal e Colégio Militar, seu desenlace se deu em 11 de junho de 2009 em Curitiba. Nasceu em 21 de março de 1931, portando tinha 78 anos quando faleceu. Sua esposa professora Neyda Nerbass Ulysséa, apesar da idade avançada, continua neste plano.

Saul

Curitiba, 07/05/2008 Hoje, é 18 de dezembro de 2021.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 18/12/2021
Código do texto: T7410221
Classificação de conteúdo: seguro