Debate sobre a maldita moeda de troca

Bar na esquina de um bairro qualquer, cinco da tarde, várias vozes em uma mesa.

- E o preço da carne?

- A situação ta difícil.

- Não para de aumentar.

- E as contas de luz, água, gás vão à galope.

- E as prestações da casa, do carro, do chuveiro elétrico, do sofá novo, do ...

- É só não pagar - declarou imperiosamente um sujeito que até então permanecia calado.

- Ora bolas, como assim não pagar?

- Ora, não pagando.

- E o banco não virá atrás de mim?

- Pois não o pague também.

A ousadia do indivíduo deixou o estabelecimento perplexo.

- Mas e se ninguém mais pagar ninguém, o que vamos virar?

- Exatamente, ira virar uma zorra - Imediatamente concordou o amigo do sujeito que não está familiarizado com rupturas.

- Deixe que vire.

- O patrão também não irá nos pagar, se o produto da firma não está vendendo.

- Que não pague.

- E como arranjarei comida, itens de higiene e tudo mais. Responda-me homem.

- Bom, você pode negociar. Faça um serviço para o padeiro e ele lhe dará em troca. E assim, vamos indo. Acabamos com isso de dinheiro, que é a raiz de todo mal.

- Olha, até que isso faz um pouco de sentido.

- Cada um trabalha com trocas, só trabalhamos para o que necessitamos, assim acaba a riqueza, a acumulação de capital, e os pecados capitais.

- Mas veja só, estou passando a concordar contigo.

- Poderíamos começar a por essa ideia em prática já aqui na conta do bar.

Todo mundo riu, menos o dono do bar.

- Só que veja, e se eu precisar de uma consulta mas o médico não precisar do meu serviço?

- Aí deveria haver uma espécie de vale-serviços. Um papel que simbolizasse esse seu esforço.

- Exatamente, você remuneraria o médico com esses vales que você conseguiria trabalhando para outras pessoas durante a semana.

- E caso você juntasse bastante vales, poderia comprar uma casa, um carro, quem sabe.

- Isso!

Após um tempo de reflexão, o cidadão que levantou inicialmente a questão indagou:

- Não sei pessoal, parece que esse sistema que criamos me é familiar.

FlameT
Enviado por FlameT em 15/12/2021
Código do texto: T7408028
Classificação de conteúdo: seguro