Mamãe Noel

Não, não vim aqui falar do bom velhinho e sua roupa vermelha (que pela falta de uma mulher anda sem estilo e todo ano se repete). Vim falar das inúmeras mamães Noel, que são pais e mães.

Elas não trazem presentes, elas são presentes na vida dos filhos, diferente de alguns pais que estão por ai voando em algum trenó. Elas não precisam de chaminés, porque o coração delas é a casa inteira! E a casa do coração se entra pela porta!

Essas mamães não vivem no Polo norte. É frio demais para sentimentos tão quentes e acolhedores. E nem precisam de duendes como trabalhadores, elas trabalham por um batalhão deles. Mamães Noel não são vistas uma vez no ano, mas existem o ano inteiro, mesmo que muitos não valorizem o imenso esforço diário que fazem. Elas não tem uma barba para disfarçar o sorriso que se esforçam para dar, apesar de tantas dificuldades que enfrentam sozinhas.

Infelizmente, muitas sequer recebem reconhecimento à sombra de um Papai Noel que só pode ser visto depois da meia noite! Elas não se esgueiram na escuridão, elas são a luz, 24 horas por dia e dão a cara, o corpo e a alma à tapa! Fazem barulho não porque precisem chamar atenção, mas porque as vezes é preciso falar alto para educar. Silêncio é omissão de quem senta em um trono e faz carinho no cabelo recompensando uma má ação com um brinquedo.

Mamães Noel sabem sua responsabilidade! Não vestem fantasias, mas estimulam a fantasia das crianças de serem adultos melhores. Então como diria a Simone: "Então é Natal". Que lembremos todas aquelas que carregam a manjedoura no ventre e suportam uma cruz por dia para fazer este mundo feliz.