A ÉTICA ATRAPALHA?

A ética são regras e preceitos de ordem valorativa, que rege nossa vida...

Fontes de valores morais, guia um indivíduo, ou em grupos sociais, na sociedade, para o auto concher, conscientes no modo de conduzir a vida seja no âmbito mais íntimo, até na vida pública, são fatores morais, que nos impede, ou nos faz perceber a vida, até mudar de modo radical, as pessoas e nortear suas vidas, pelo campo da ética, da moral, porque ser ético significa ser mais certo, sendo bom cidadão.

Quando a conduta não, segue padrões exigidos pela sociedade, pauta-se a vida em padrões distorcidos, depende de circunstâncias, orientações e entendimentos, podendo disciplinar ou motivar um comportamento prático - como o poder e o dinheiro, só levamos em conta a ação do poder do dinheiro, na condução da vida.

Como um princípio motivador do comportamento, a ética motiva, não distorce, disciplina, orienta a vida, para convivência em Sociedade.

Assim, quanto mais éticos, somos mais corretos e bons cidadãos, sofremos mais que os outros, lucramos menos, para exercermos a cidadania.

Porém, desde que percebidos em conjunto, com a dimensão moral, o dinheiro e o poder, são decisivos na nossas vidas, tanto na vida privada, quanto na pública.

Dificuldades acontecem dos dois lados. Logicamemente, ao optarmos por valores sofreremos mais, mas limites devem ser superados, para enxergar caminhos para a solução.

Não mergulhar na dificuldade, para buscar a saída, afim, de não colher frutos amargos, ou estragados, por onde passamos e os que estão entre nós, espalhados por todos os lugares.

É natural, buscar o melhor caminho, para isso, temos que procurar fazer nossa parte, porque o outro nada faz, ainda pode nos atrapalhar.

Bem e mal, estão dentro de nós, assim como fontes morais, que definem virtude e moral.

Nas relações mulher e marido - filhos - conduzir a vida, cada um fazendo o que pode para separar o joio do trigo. No campo da educação, trabalhar em equipe, tem que haver empenho por todos, não olhar os frutos amargos, falta de empenho, de grupos, que as vezes passam pela incapacidade que temos de peceber o que está do nosso lado, do jeito de ser, fazer, do espaço, para integrar pessoas a nós.

Viver a vida, conduzi-la dentro dos padrões morais, conflitantes, não é fácil para ninguém, seja na vida pública ou privada.

Nossa base hierárquica moral, passa pelo invisível, a virtude espiritual, ainda que não seja refletida...

A moral é uma lei inalienável do progresso que vige a Natureza.

SSA/ BA, 10/12/2021. laumenezes.