TUDO É QUESTÃO DE LIVRE ARBÍTRIO

Cada pessoa tem uma maneira de ver e viver a vida, como também é nosso caso.

E da mesma maneira que gostamos que nossas idéias sejam respeitadas, devemos

respeitar o modo de pensar alheio, sempre que possível, acertando nossas divergências...

Isso se chama respeito ao livre arbítrio...

Ósculos e amplexos,

Marcial

TUDO É QUESTÃO DE LIVRE ARBÍTRIO

Marcial Salaverry

Para bem entender o que podem ser idéias divergentes, é bom esclarecer que não se trata do fato de ter idéias de ver gente, para quem apenas deseja alguma companhia, já que é outra coisa, e pode existir alguma divergência a esse respeito, pois muitos entendem que ideias divergentes, são ideias totalmente em oposição, sem que exista sequer possibilidade de uma concordância, mas não é bem assim, é bom que se diga, e podemos trocar idéias a esse respeito, desde já entendendo que é tudo uma questão de respeito ao livre arbítrio, um direito inalienável que nos foi legado por Deus...

É preciso entender que divergencia é o ato de divergir de algo ou de alguém, ou seja, adotar uma posição contrária ao que se propõe, sem que isso indique uma beligerância, uma impossibilidade de acordo, simplesmente cada qual tem uma maneira de ver a vida, e sempre poderá haver algum acordo, desde que haja um diálogo, uma troca de idéias para se chegar a um consenso, sempre com senso, evitando discussões estéreis.

Contudo, ouvi de alguem, uma frase muito interessante, dita por D. Helder Camara, que lança uma luz, digamos divergente sobre esse ponto de vista, qual seja:

"Se você diverge de mim, não é meu inimigo, na verdade, é meu amigo, pois me completa."

Claro que isso não quer dizer sobre uma divergência total, completa e sistemática. Creio que o que D.Helder quis dizer, é que se você tiver alguma opinião diferente da minha, não deve calar-se, deve manifestá-la, pois é conhecendo opiniões divergentes, que poderei fazer uma análise, e assim, saber se realmente a minha opinião é coerente, se estou totalmente certo, ou se deverei rever alguma coisa em minhas ideias, e desde que esteja igualmente disposto a bem analisar meu ponto de vista, e assim, ambos revendo idéias poderão chegar a conclusões sobre o melhor a ser feito.

Portanto por mais amigo que sejamos de uma pessoa, sempre que não estivermos de acordo com seus atos, devemos, de uma maneira educada, procurar mostrar o erro em que ela está incorrendo, eis que, assim agindo, estaremos colaborando para sua melhoria, pois sempre que surgem opiniões confrontantes, obriga-se uma análise mais acurada, a um reestudo, e por outro lado, poderemos melhor analisar sua posição, que poderá ser correta, pois esta será a opinião dele, em seu livre arbítrio...

Assim sendo, da mesma maneira que é sinal de boa amizade fazer uma crítica construtiva, também devemos saber receber essa crítica. Nunca se deve ser totalmente refratário a uma opinião discordante. Aceitemo-la e analisemo-la para que possamos saber qual está mais correta, ou mesmo chegar a um consenso. Assim pensando, poderemos sempre melhorar algo que possa ser melhorado, já que devemos sempre ter presente que não somos donos da verdade, como aliás, ninguém o é...

Uma sadia troca de idéias pode evitar que certos erros sejam cometidos, e sempre nos possibilita fazer de cada dia que vivermos, sempre UM LINDO DIA, com o que acredito que todos estão de acordo ser o melhor para a vida...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 10/12/2021
Código do texto: T7404148
Classificação de conteúdo: seguro