Cabral Perdoado
A condenação de Cabral anulada pela 2ª Turma do STF incluía um esquema de corrupção que desviou R$ 600 milhões de um hospital no Rio e causou enorme sofrimento a milhares de pessoas. As vítimas são pacientes de traumas, amputações e má formação que buscavam tratamento.
As operações Fatura Exposta e Ressonância investigaram contratos celebrados desde a década de 90 entre a Secretaria Estadual da Saúde do RJ e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, que envolveriam um esquema duradouro de fraudes em licitações para compras na Saúde.
O esquema incluía impostos de importação na compra de produtos licitados (o que não existe qdo a importação é feita por gestor público). O valor "a mais" era dividido pelo alto escalão do gov. e empresas vencedoras, inclusive com confissão de propina de grandes multinacionais.
O valor total desviado da Saúde no RJ, apenas neste esquema, pode chegar a R$ 2 BI. É mais do que o estado gastou contra a Covid-19. Em meio à tragédia da pandemia, pode-se compreender melhor o valor do investimento na saúde pública e as consequências devastadoras da corrupção.
Essa é a triste forma como a “justiça” funciona no Brasil!
O recado que o STF dá aos brasileiros é que a corrupção vale a pena!
É desanimador tudo isso!
Mas, continuemos a luta!
A foto é da “Farra dos guardanapos”, que seria comemoração da escolha do Rio para sede olímpica...
Políticos em geral debocham descaradamente dos brasileiros, que permitem assalto aos seus bolsos de forma contemplativa e calma! Merecem a fome que passam, a falta de educação, trabalho, saúde, segurança pública e tudo o mais que poderia ser o básico a ser proporcionado por governos e políticos idôneos.
Mas tudo aqui se revela um escárnio! Até as mortes de mais de 615 mil brasileiros, que podem passar dos 800 mil com as subnotificações, não causam a menor comoção... O roubo escancarado durante a pandemia, sob o beneplácito do mandatário maior da nação, revelados por uma CPI, não provoca maiores consequências...
Muito triste tudo o que rola diariamente debaixo dos narizes de toda a nação.
Por muito menos o Iluminismo mudou o rumo da história, mesmo com as exacerbações dos jacobinos, mas era preciso dar um basta no que não é política e governo em prol do povo, e a guilhotina desempenhou o papel desestimulante da desfaçatez dos que debochavam da população exaurida!
Quiçá as coisas por aqui mudem um dia, mas, certamente já estarei sepultado há algumas gerações...