OS ANJOS DIZEM... "AMÉM" ?!

OS ANJOS DIZEM... "AMÉM" ?! 

O jornalista Hélio Schwartzman voltou das miniférias "com a corda toda"... adoro expressões antigas, não fazem muito sentido mas são bem curiosas ! E volta duvidando de nossos simpáticos pastores, honestíssimos todos êles, dedicados ao povo que neles confia, mesmo quando cobram (?!) por "feijões milagrosos" e "águas santas" (ou óleos) que curam quase tudo. Pelo visto falharam contra o/a COVID... mas, se curam, porque não são doados ? JESUS -- no qual crêem antes (ou acima) de Deus -- não pregou a Caridade ou "fazer o Bem sem olhar a quem" ?! Contudo, isto não é um tratado de Religião... eu acho ! Hélio "desconfia" de quem fale línguas, por inspiração do Espírito Santo. Essa "pombinha divina" é um tanto injusta: só permite aprender (e falar, lógico) outros idiomas aos fiéis, crentes ou evangélicos de vários matizes. E eu ?! Também sou "filho de Deus" ! Passei 5 ou 6 meses na "Cultura Inglesa", nos anos 70, e não assimilei quase nada... e nem foi por falta de esforço e dedicação da professora. 

O jornalista deu-se ao trabalho de consultar 3 ou 4 autores que, por sua vez, deram-se ao penoso mister de ouvir, gravar, comparar o "tatibitate" -- "tátaro", no livro "Menino de Engenho" -- de nenéns e "crentes" inspirados (?!) para chegarem a triste conclusão de que tudo "c'est la memme merde" ! Mas Hélio tem dúvidas se os anjos são poliglotas. Não receio declarar que são obrigados a sê-lo, afinal são apenas 72 deles para 9 BILHÕES de seres mal agradecidos, um bocado ateus ou agnósticos, como i citado jornalista. Ora, um anjo que só falasse Português "brasileiro" estaria "lascado, fumado, f*dido" ou perdido (lato sensu) porque o "idioma" do gaúcho não funciona em Belém e o do "parauara" não "dá pé" em Minas os Bahia, "véio" ! Bem, pelo menos antigamente havia poucas línguas. "É, BEBÉ" ?! Nana, nina, não ! O Latim de 2.500 anos se dividia em dois, o falar erudito -- que nosso Português adotou -- e a "Vulgata", o linguajar popular, quase intraduzível. Na China são 3 ou 4 dialetos, além do oficial Mandarim e na África, dizem, são mais de 1200 ! Um jovem amigo moçambicano, -- IZIDINE ALIDE, com depoimentos no YouTube -- declara que em sua casa se falam 2 dialetos, além do Português "de P'rtugal" e, em Lisboa, já se reclama de jovens "gajos a faláire" como no Brasil, graças à Internet. Um anjo dos chineses, em seus 20 minutos de "faina" diária, terá um certo trabalho, já o dos africanos, coitado, 'está frito na banha do periquito", como dizia a plebe no interior do Pará. 

O jornalista Hélio Schwartsman está preocupado em como DIFERENCIAR um fiel autêntico de um "picareta" qualquer ! Meu caro, nem Deus tem essa preocupação , irá julgar mortos e vivos -- se ainda houver algum, com essa destruição que fazemos da Natureza -- conforme seus ATOS e palavras. É nesse ponto que minha fé "balança"... tanto trabalho divino só para encher Infernos, pois para o Céu irão pouquíssimos, nos faltam OBRAS, rezamos demais TODOS NÓS e construímos e ajudamos de menos. Meu espanto está no que "se lê" da preocupação do até então ATEU declarado: ora, se admite um "fiel autêntico", admite a existência DE FÉ e, com ela, (ou sob ela) a presença de um Deus. Ou será que estou "vendo" demais ! Curiosamente, os tais "poliglotas" dos templos falam consigo mesmos, porém na Bíblia temos a figura do anjo-escritor, que foi visitar o profeta Daniel na cova dos leões. Por coincidência, meu anjo protetor também é um certo DANIEL, só não sei se "rabisca" alguma coisa !     "NATO" AZEVEDO (em 8/dez. 2021, 8,30hs)