A FAMÍLIA E A PANDEMIA DO COVID, EM 2021!

 

Hoje vou falar sobre uma casa que fica no bairro do Itanhangá, no Rio de Janeiro.

Ela não é uma “Casa Engraçada” como a que escreveu o nosso Poetinha brasileiro Vinícius de Moraes em 1980. Mas foi uma casa muito importante na vida de nossa família, porque nos primeiros nove meses do ano de 2021, após um ano de quarentena total, meu filho Augusto Madeira e sua família acolheram seus pais, seus três irmãos e famílias, para celebrarmos juntos todos os aniversários, inclusive o nascimento de sua filha Agatha, e outras festas como o dia das mães e dos pais.

 

Ela foi descoberta no meio de um grande jardim, aos pés da Pedra da Gávea. Um rio passa nos fundos da casa, margeado à direita por muitas árvores frutíferas: jaqueira, bananeira e outras...

 

Na entrada há roseiras e muitas orquídeas brancas. Ela fica no centro do terreno e á esquerda encontraram, já pronto, um espaço esperando pelo Atelier “AB- Andréa Barros”, cuja artista artesã é a nossa nora. Vejam só, com direito ao forno para preparar as cerâmicas, com instalação já pronta na parte dos fundos da casa, junto às árvores.

 

Da garagem foi criado um ambiente externo acolhedor e saudável por ser ao ar livre.

O casal decorou a casa de forma a ser um oásis, neste tempo de falta de abraços, de ternura e de afetos.

 

Então, a partir de janeiro de 2021, após um ano de exílio, de uma quarentena provocada pelo vírus, como já falei no início, voltamos a nos encontrar para celebrar a vida e a vida que estava sendo preparada no ventre de nossa nora Taiane: “a neta AGATHA que está chegando”!

Somente a família da Rosa que estava em Portugal acompanhando a sua filha Gabriela na faculdade de Arquitetura do Porto, ficava apenas nas fotos e nos encontros de vídeo, até chegar agosto quando eles vieram de vez e Gabriela voltou para continuar seus estudos,  já no terceiro ano.

E aconteceram os aniversários, o chá de bebê e nascimento da Agatha, dia das Mães e dia dos Pais.

Havia sido planejado que o Natal seria nessa Casa, porque o contrato terminaria em janeiro de 2022, mas como na vida nada é perfeito, em novembro, a Casa começou a apresentar sintomas que era uma casa doente. E seus moradores começaram a sentir seus efeitos e tiveram que antecipar e providenciar sua mudança, novamente, para são Paulo, onde será o novo trabalho do Augusto Madeira. O aniversário de cinco anos do Pedro, seu filho, no final de novembro, já foi em Campos do Jordão, na casa de campo dos avós maternos. E uma boa notícia é que os avós D. Helena e Sr. José também residem em São Paulo e assim eles ficarão felizes perto dos netos e ajudando sua filha, quando necessário. 

A mudança estava programada para antes do Natal, mas dia 25, com a Graça de Deus estarão conosco para um encontro na nova casa do filho Luis, Rosana e Lucas, que com muita alegria, ofereceram este novo espaço para acolher a família e celebrar a festa da Vida que não acaba!

Gostaria de ressaltar um fato importante que aconteceu ao longo de todo o ano de 2020 e 2021, até o mês de agosto último, que sobremaneira, me ajudou muito e acredito que, também, aos filhos, a superarmos a saudade e o estresse deste tempo difícil. E que foi o seguinte: além de trocarmos mensagens no nosso grupo do whatsapp, todos os domingos, no final da tarde, nos reuníamos através de vídeo e ficávamos conversando sobre o que estava em nossos corações, sendo que nossa filha Rosa que estava no Porto, o horário estava três ou quatro horas à frente e ela sempre esteve presente. E no final dos encontros, as fotos como lembranças, sempre muito engraçadas como a letra da música da Casa do nosso Poetinha...

 

Quero deixar registrada minha gratidão aos filhos: Antonio Jose, Rosa Maria, Luis Carlos. Augusto Manuel e suas famílias que, com muita boa vontade, estão sempre disponíveis a integrar a família, especialmente, nestes momentos importantes do Caminho.

 

QUE DEUS NOS ABENÇOE E QUE A FELICIDADE

                                                                PERDURE NAS PRÓXIMAS GERAÇÕES! 

 

FELIZ NATAL PARA VOCÊ,  PARA TODAS AS FAMÍLIAS E

                                                                         UM ANO NOVO DE SAÚDE E PAZ!!!

 

 

                                                                                 Em, 07 de dezembro de 2021

                                                                                      Terezinha Domingues

 

Terezinha Domingues
Enviado por Terezinha Domingues em 07/12/2021
Reeditado em 08/05/2022
Código do texto: T7402188
Classificação de conteúdo: seguro