ENQUANTO HOUVER ESPAÇO, TEMPO...

ENQUANTO HOUVER ESPAÇO, TEMPO...

"Faz escuro mas eu canto..."

THIAGO DE MELLO, poeta, 1965.

"Faz escuro ?! Mais eu canto" !

"NATO" AZEVEDO (pré-Ditadura)

Definitivamente, não sei se há mais espaço e tempo, seja para o que fôr: Canto, protesto, mudança... quando se lê pelos Jornais que o Ministério da Mulher está mandando PRENDER (?!) professores em Resende, quando se vê outra mulher sendo presa por XINGAR autoridade, confirmamos que a temida (ou querida) Ditadura está de volta, com seu séquito de covardes, de hipócritas, de torturadores e de CEGOS a aplaudir suas barbaridades. Mas, quem é a Ministra "que viu Jesus na goiabeira", em má hora escolhida "cidadã de Belém" ?! Mera "maria-ninguém" a quem se deu poderes e que agora extrapola suas funções e responsabilidades. Mas, quem é a autoridade (?!) xingada ? Mero "joão-ninguém" alçado por capricho do Destino ao mais alto posto desta desgraçada Nação. A quantos êle já XINGOU, ofendeu, destratou, ameaçou e ridicularizou sem que NADA fosse crime ?! (Não é o mesmo que vive declarando "que vai casar com fulano", "está noivando com sicrano" "CASOU com Waldemar" ?! E agora processa uma senhora...porque falou "algo parecido" ?!)

Como pode a Justiça brasileira aceitar "causas" (?!) sob o mote de "você é uma DECEPÇÃO" ou de "você é pessoa pública, DÊ O EXEMPLO" ?! Que motivos são estes (?!) para serem acolhidos e tornados processos, a favor de riquinhos ou famosinhos, os "nobres" dessa Era da Comunicação e com o privilégio de correrem em sigilo, "em segredo de Justiça" ?! Que JUSTIÇA temos agora, na qual desenhos e artigos em jornais viram CRIMES ?! Um palhaço com faixa verde-amarela representa nosso (meu, não!) presidente ? Já vi essa mesma faixa em Misses, em bois de raça e até em cavalos... seriam "caricaturas" do mandatário-mor ?

Como um Moro-capacho, à serviço dos caprichos de um insano, aceitou levar avante (graças a PF) processo contra uma Banda de rock ? Como um Ministro da Justiça levanta processos contra jornalistas e chargistas EXPRESSANDO OPINIÃO ? Moro, abastardado e fraco, amoldou-se enquanto pôde (?!) à vontade de um tresloucado e só largou o Poder por COVARDIA... seus "inimigos" agora não eram mais gente do povo, rockeiros e jornalistas, era lhe cobrado "BATER DE FRENTE" com a PF, trocar 3 delegados dela, porque o "Nero" queria "proteger os seus", prevaricação pura e simples. E o que temos hoje ?! De uma forma ou de outra estão todos "protegidos" ! Assistimos embasbacados a tal "prova inconsistente"... se foram conseguidas de forma incorreta, que a Justiça chegue A ELAS de forma legal, o que não pode É IGNORÁ-LAS, porque não se seguiu esse ou aquele padrão.

Afastaram 3, hoje 4, funcionários da PF por não impedirem ordem de extradição de um "merda" qualquer alçado agora à importante figura DA REPÚBLICA... são os "novos tempos" dessa falsa Democracia que, aliás, nunca prestou. Não é pelo terror explícito, prisões em campos de futebol, torturas em DOI-CODI que Ditaduras governam... mas é pela invisível AMEAÇA disso ocorrer com qualquer um e o "bolsogado" que aplaude o "governo" sem pensar nas consequências ajuda a concretizá-la.

Voltamos à Ditadura que, como a outra (e também a de Getúlio, diria eu) instalou-se "sem 1 tiro sequer", a ponto do "ex-Ministro-banana" deixar-se trair... "tivemos uma Revolução SEM SANGUE" declara, mentindo para si mesmo e para esse Senado mais propenso a ENGANAÇÕES do que a defender o Brasil. Tudo indica que a escandalosa CPI do Covid há de virar "XAROPADA", como sentenciou o ex-deputado que dormiu no Congresso boa parte dos 30 ANOS lá. São "xaropada" os 50 e tantos processos de "impeachment" que passaram pelas mãos de Maia, outros quase 100 nas "patas sujas" desse espantoso Lira... Cunha, Maia, Lira são um retrato exato do Congresso, onde não viceja nenhuma ESPERANÇA !

Os sinais estão aí... a Ditadura combatida por Chico Buarque e Cazuza abertamente (e ela quase os destruíu), por Caetano e Gil com elegância e, adiante, por Zé Ramalho e principalmente Belchior -- com a sutileza que os brutamontes no Poder não percebem -- está de volta ! Nem sequer a viram meu jovem amigo da Zona Sul carioca dos anos 70, dedicado à natação e praia ou os colegas de colégio interno no Paraná em 1965/66, apreciando pinheiros e eucaliptos. Já eu A VI de frente, no "caldeirão" onde se deu parte dela, o Rio de Janeiro. Eu a vi pelas páginas do combativo jornaleco "O PASQUIM" (1969/72), que enfrentou "funcionando na marra" a prisão de 9 jornalistas, enjaulados como feras pelo CRIME de escrever, de FALAR "sem palavras". Na Redação surgiram 2 bombas... uma delas explodiu !

O golpe, digo, "Revolução" admitiu "apenasmente 400 desaparecidos", oficialmente, a tal "revolução sem sangue" do hoje Ministro do Supremo. Pobre STF -- onde há hoje "20%" desse "ogro horrendo" -- e que agora VOLTA ATRÁS em tantas decisões antigas. Sinal dos tempos... afinal, êle sempre disse "que corta a cabeça de quem não faz o que êle quer". E é o que tem feito ! A presença na Corte de "representantes DE GRUPOS" desmoraliza todo o Supremo... cada Ministro lá representa A LEI e só, não pessoas, movimentos, religiões, "governos", nem a si mesmos !

EU VI a Ditadura, passei por ela quase inteira no Rio (entre 1967 e 1983, quando de lá saí) e tive a porta da minha "senzala" -- barraco de 1 cômodo, quarto, "sala" e "cozinha" "juntos e misturados" -- derrubada a pontapés por "homens de verde" com metralhadoras. O que procuravam ?! Não disseram ! Quebraram o único armário, jogando-o no chão e sumiram, os jovens gêmeos assustados e a mãe deles aos berros. Soldados que eram "homens do povo" agindo contra o povo ! Voltariam tempos depois, agora de dia... uma empreiteira "comprara" da Prefeitura parte do Morro, "o bloco 13" e o Exército veio fazer o despejo, expulsou 30 ou 40 famílias, levadas não se sabe para onde. No lugar deles, nunca indenizados, um asilo para velhos ricos... seus filhos e netos, com receio de subir o Morro, deixaram o tal Asilo vazio por vários anos. Entretanto, chegaria a nossa hora... em 1979/80 certa construtora "pagou o IPTU atrasado" (?!) daquela pedreira íngreme e foi a vez "do bloco 17" ser expulso, sair "com um mamão na frente e outro atrás", dizia o povão analfabeto. Nenhuma indenização, só minha mãe (entre muitos outros) morou lá desde os anos 30. Nascemos ali !

Pediu-se a Ditadura... ela está de volta ! Neste dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba -- que tanto a criticou e avacalhou -- 4 jornalistas a lamentam, não vêem mais Futuro (e nem Presente) para o país:

CONRADO H. MENDES - "A Democracia precisa voltar a cantar seu canto dos desafinados. Apesar das divergências, tem inimigos comuns que rejeitam qualquer ideal de amizade cívica. [É preciso combater] a enormidade da ruína bolsonarista, uma ruína jurídica e institucional, material e imaterial, visível e invisível."

THIAGO AMPARO - "Bolsonaro avança sua boiada com a porteira aberta deixada pelo Legislativo e STF. (...) O que era pra ser uma Corte previsível diante do caos, torna-se Corte a ignorar a si mesma em nome do caos."

RUY CASTRO - in "UM GOVERNO DE ALDRABÕES" - "ALDRABÃO... define em Portugal o farsante, mentiroso, trapaceiro, impostor, descarado, aquele que comete fraudes, patranhas, aldrabices."

BRUNO BOGHOSSIAN - "Como André Mendonça apareceu na sabatina no Senado (...) O novo ministro tentou se descolar da imagem do presidente e reduzir o aspecto religioso de sua escolha. É difícil saber qual personagem vai aparecer na corte nos próximos 26 anos."

O imperador JAIR I queria "destruir" o Supremo... nem foi preciso cabo ou bombas, balas ! Esses "20% à serviço DOS INTERESSES de um Governo" (?!) arrasam por completo a antiga imagem de imparcialidade do STF. E ainda falta o Aras ! Vejamos o que restará do Supremo com "Flavinho Ás de Ouro" como futuro presidente... nada É IMPOSSÍVEL neste "hospício" chamado Brasil !

"NATO" AZEVEDO (em 4/dez. 2021, 4hs)