VINTE QUATRO ANOS DEPOIS... 08h30min.

Continuamos sem Internet, pois ontem um caminhão, com uma carga de elevada altura, passou e arrebentou o cabo da Net/claro. Não havíamos percebido, achávamos que era um problema “técnico”, foi quando resolvemos ir a casa do nosso genro Luiz, que mora bem perto da nossa. Lá chegamos, apertamos a campainha, ninguém atendeu, resolvemos deixar um bilhete no portão, e a caneta e o papel? Voltamos para casa, escrevemos o bilhete, e deixamos no cadeado do portão...

Não muito tempo depois ele chegou, e, ao entrar com o carro notou que o fio da Net estava no chão. Telefonou, finalmente ficou acertado que seria consertado hoje...

... Em 1997, na gestão do Governador Jaime Lerner, uma palavra “nova”, começou a fazer parte na vida dos paranaenses: o pedágio. Que começou com preços extremamente abusivos, - mas tarde se comparado ao vizinho estado de Santa Catarina, que custavam um sexto do nosso valor, – a questão sempre foi de muitas polêmicas, vários governadores entraram e saíram, mas “eles” continuavam firmes e fortes, pois havia um contrato “maquiavélico”, que tornava impossível rompê-los...

O atual governador disse que “eles” não seriam renovados, e realmente isto vai acontecer, amanhã, - 27/11- sábado e domingo, - 28/11- quando, finalmente, as cancelas serão abertas, e, durante alguns meses, os motoristas poderão ir e vir sem qualquer ônus, muito embora isto não vai durar para sempre, pois há um novo modelo a uma nova licitação a ser feita, com novas concessionárias, sob a supervisão do Governo Federal, sob o comando do Ministro Tarciso, com a afirmação que os novos preços haverão de baixar em até 50%, e, com inúmeras obras...

As quatro concessionárias, que” lotearam” o estado do Paraná, foram uma sucessão de escândalos, com preços extrema mentes abusivas, com obras não feitas, foi algo tão grave que a Lava Jato, entrou na parada, investigando estas concessionárias, que visavam tão somente o lucro, sem quase nada darem em troca, tanto é que nestes 24 anos duplicaram somente 60 km das rodovias, durante algum tempo como castigo, baixaram durante algum tempo o preço em 30%...

Num passado distante não era assim, havia o Departamento de Estradas de Rodagem, inclusive, em vários trechos, o DNE, ofertava moradias aos seus funcionários, ainda temos aqui perto de casa, algumas singelas casas, construídas naqueles idos tempos...

Com a “modernidade”, destes novos tempos, se concluiu que o Estado era eficiente e era preciso privatizar. (Não estamos apoiando um comunismo utópico).

Enquanto as novas licitações, não forem implantadas, o governador, dará o suporte, para que os usuários das rodovias, não fiquem “órfãos” de atendimento...

08h59min. Curitiba, 26 de novembro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantdodasletras.com.br/autoes/walmorziemrman

menssagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 27/11/2021
Código do texto: T7395225
Classificação de conteúdo: seguro