INTERNET - "DICAS" ÚTEIS

INTERNET - "DICAS" ÚTEIS

Tomei conhecimento da Internet através de mestre Fernando Rabelo (FEPAC) lá por 1995/96, com a tal Rede funcionando mal e porcamente e sem dar indicações da ferramenta poderosa que se tornaria 10 anos depois. Lá por 2005, de novo Fernando daria o passo que me abriu as portas desse "admirável Mundo novo", ao inaugurar para mim um espaço no então famoso BLOGSPOT (BloggerBrasil), que desdenhei até meados de 2007. Foi graças à cantora Lígia Saavedra que entrei no portal cultural OVERMUNDO e, de lá, para meia dúzia de outros mais. Hoje participo de perto de 15 deles -- entre literários e musicais -- e praticamente sem tempo para conversar nem com os amigos.

Porém, continuo entendendo muito pouco da parte técnica ligada a cada site desses... pra minha sorte me cai nas mãos, vez ou outra, alguma revista que desvenda alguns dos "macetes" que só profissionais e "hackers" conhecem. A mais recente é de 2013 mas os ensinamentos continuam úteis. Vou ignorar os relativos às tais "Redes Sociais" e me deter somente na página que nos ensina "A PESQUISAR na WEB".

Você que usa apenas ASPAS entre os termos digitados "não sabe da missa a metade"... se souber em que local está a matéria ou informação desejada, melhor ainda. Digite apenas... "site:" e, depois, o nome completo dele e o termo procurado. O computador te dará TUDO o que contiver no site sobre o tema. (Exemplo... site:oliberal.com.br capoeira ) Se usar a barra / entre duas palavras, o buscador Google irá apresentar alternativas para uma ou outra, nunca para os 2 termos digitados. Quem usar o sinal "de menos" entre duas palavras (rock-blues) está "frito": terá tudo de ROCK e nada de blues, justamente o que êle pretendia.

Ah, esqueceu parte da letra de certa música ?! O asterisco resolve o problema: digite o trecho que lembras, meta o * e mais uma ou duas palavras após a parte "apagada"... pronto, lá vem a letra inteirinha ! Não esqueça: não use / e nem - entre palavras pesquisadas, use sempre PONTO... "rock.blues", ou "capoeira 1960.1970", de preferência sempre em minúsculas, letra maiúscula só atrapalha.

A revista citada traz 204 DICAS para "surfar" na WEB, a maior parte delas ainda válida, principalmente para se usar com proveito Youtube, Instagram, Twitter, Facebook, etc. Há itens como manipular fotos e vídeos, melhorar seu espaço e um monte de outras técnicas, contudo o que creio ser mais útil à maioria são os roteiros para se produzir memesou para LINKAR seu texto ou vídeo na WEB.

http://mememaker.com.br (em português)

Para transformar em LINK um texto seu -- que não seja cópia de outro, ainda que com tema igual -- é possível fazê-lo no próprio email: "azuleie" 2 ou 3 palavras expressivas do tal texto (após findá-lo), acione no fim do email o símbolo "corrente de 2 aros" (o "hyperlink") e, pronto, seu texto poderá ser acessado a partir dali, isso pelo Google. Se enviar o email "linkado", o destinatário saberá que ali há "outro texto" (anexo ao principal) e, quando se publicar em qualquer lugar, lá estará a identificação "em azul" de que seu texto "está no Google". Aliás, no próprio Google é possível se produzir um LINK de algum texto ou vídeo seu bastando para isso digitar o título dele e acionar no lado direito do espaço escrito (na tela do PC) o símbolo "teclado", um quadradinho cheio de pontinhos. Com isso, seu texto inteiro entra na imensa relação de 5 ou 6 BILHÕES que os buscadores ("crawlers") irão identificar de imediato.

É extremamente curioso que esse cursos de Internet pouco ou nada ensinem sobre estes pequenos truques... já li várias apostilas e a maioria só fala de Excel, Word e Paint, que quase ninguém usa. Já montar um cartão postal, recortar o fundo de uma imagem, juntar 2 fotos numa só, produzir um ebook... NADA disso se aprende nas tais aulas.

"NATO" AZEVEDO (em 23/nov. 2021, 20hs)