O BRASIL É UM VERDADEIRO FURDUNÇO

Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021

Muita coisa que acontece nessa vida e nesse mundo tem uma justa explicação. Mas algumas delas, não. Por isso é que há tanta gente desnorteada nesse nosso cotidiano de vida. E tudo isso traz desdobramentos na vida de todos. Para uns mais, para outros menos, a única diferença.

A partir da abertura política em 1985, o país parece ter dado um cavalo-de-pau em seu destino, porque um paradoxo se formou nesse processo. Há tanta coisa errada nele que até fica difícil apontar-se qual delas foi ou é a principal. Mas esse autor se ariscaria a fazer uma ilação a respeito disso.

O âmbito público/político é o maior responsável pelos absurdos que se estabeleceram no país. Isto chega ao ponto de uma descredibilidade plena, total e absoluta. Por parte da população do país. A partir da presença de muitos deles no universo político brasileiro. Tudo ficou tão imundo.

Não é nem difícil se conhecer muitos deles. A imprensa, quando era relativamente séria, cansou de expor mazelas deles. E quem, como esse autor, um já quase septuagenário, viveu e ainda vive nesse país, teve e tem a oportunidade de testemunhar tais acontecimentos

A gravidade moral inclui todos os Três Poderes da República. Mas os últimos oito Presidentes da República, excetuando-se os Srs. Bolsonaro e Itamar Franco, os demais foram noticiados através da imprensa, que mostrou muita matéria sobre as mazelas desses, sendo os dois mais graves foram do Partido dos Trabalhadores, PT: Lula da Silva e Dilma Rousseff. Com o agravante desses dois sofrerem penalidades jurídicas, até.

O Poder Legislativo absorve o maior número de pessoas comprometidas com ilícito. Segundo consta, um terço desse contingente é um verdadeiro prontuário, tantas são as pendengas judiciais que ostentam.

E no Poder Judiciário, alguns ministros do Superior Tribunal Federal, STF, foram citados em matérias jornalísticas, até recentemente, dando conta de envolvimentos em milhões de reais oriundos de corrupção passiva. Mas até agora a coisa não andou. Muitos senadores respondem a processos nesse tribunal e sentem tal peso em ter que fazer valer a lei sobre aqueles ministros acusados de ilícitos.

Assim vive o cidadão comum brasileiro. Num ambiente de alta nocividade. E sem nenhuma expectativa de que tudo isso se revolva a contento, sem muito sofrimento, um dia. Mas essa hipótese já se pode até descartar. Já se inicia confrontos pesados no país, cujos desfechos não serão nenhum pouco tranquilos. É esperar para vê-los acontecer. Para o bem ou não.

*Em tempo: Faz-se necessário dizer que, felizmente, ainda existem excelentes jornalistas no país. Um deles é Augusto Nunes. Sua coragem ultrapassa os limites que foram impostos à sua classe, com relação ao policiamento exercido pelos membros do STF. Em todas as suas matérias diz exatamente tudo o que deve ser dito. E dá os devidos nomes aos bois, não se acovardando à nada e nem a ninguém. O assistam no programa "Os Pingos nos Is". no Youtube, diariamente às 18hs.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 24/11/2021
Código do texto: T7392710
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.