CORAÇÃO E CONSELHOS

Siga sempre o seu coração, e você será sempre feliz. Quando digo "coração", não é apenas nem principalmente sobre relacionamento amoroso entre homem e mulher que eu penso, falo ou escrevo; é sobre tudo na vida.

Que conselhos você segue? Você é feliz tendo seguido os conselhos de alguém? É preciso ter muito cuidado com os conselhos e os conselheiros. Existem pessoas que não sabem aconselhar, não importa a idade ou experiência que elas tenham. Existem muitas pessoas de mentes confusas e sujas.

Se eu tivesse seguido conselhos de adultos e idosos que não queriam que eu estudasse, baseado-me na experiência deles, eu seria infeliz, não teria me formado, nem dente eu teria na minha boca. Eu só sigo o meu coração, em tudo que sou e faço.

Quando eu cito algum filósofo, sábio ou místico, é porque o que eles dizem está de acordo com o meu coração. Quando Epicteto diz, por exemplo, e explica por que não devo ficar irritado, mesmo eu sabendo que já fiquei irritado muitas vezes, mesmo ele me criticando, eu sei que ele está certo, e o que ele diz está de acordo com o meu coração, e eu compreendo e aceito. É como diz Osho: "Ficar com raiva é tolice". Reprimir-se e se irritar são tolices.

No dia em que este texto foi produzido e escrito, eu amanheci um pouco abatido, mas peguei um livro de Lao-Tsé e um de Epicteto na cabeceira da minha cama, peguei um livro de Osho na minha biblioteca, mais um de Epicteto na minha biblioteca (quatro livros então), reli alguns trechos fundamentais, ouvi os conselhos desses sábios, meditei, refleti e sorri para a vida. O meu coração se alegrou, a alegria voltou e eu voltei a ver e a celebrar o espetáculo da vida, transbordando, pois, de amor, paz, felicidade, gratidão. Os sábios sabem aconselhar. Quem tem um coração puro, mesmo não sendo uma pessoa sábia, também sabe aconselhar. Mas os corações puros e os sábios são poucos.

Pastos Bons/MA, 22 de novembro de 2021.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 22/11/2021
Código do texto: T7391453
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.