FLORESTA NÃO QUEIMA ?!

FLORESTA NÃO QUEIMA ?!

Creio que qualquer um -- até os que votaram nele -- acha o presidente um IDIOTA, porém a maior parte dos brasileiros, do Nordeste ao Sul, acredita que a Amazônia está muito longe e o que acontece lá não tem porque preocupá-los. "Tudo está irremediavelmente ligado", escreveu Edgar Morín há uns 50 ANOS. A tal floresta -- que a maioria pensa não servir para nada -- EQUILIBRA o clima de meio Continente, se não o fizer para as 3 Américas. Explico: sem floresta, as regiões de poucos rios viram desertos... já os locais com grandes rios terão inundações semanais porque o Sol provocará evaporação mais intensa desses mesmos rios, acumulando nuvens de chuva, que voltarão quase diariamente aos tais rios. Teremos um "dilúvio" diário e quase nenhuma terra para cultivar.

Não sou cientista... EU VI os 2 fenômenos acontecerem em pequena escala no ano e meio em que vivi no que restou da majestosa floresta amazônica (em 1984/86), a apenas 150 km de Belém. Nessa imensa área em torno da capital colonos japoneses e os habitantes naturais arrasaram o que havia de árvores na região (entre 1910 e 30) e o Ecosistema local tornou-se uma "frigideira". Como Belém é circundada por uma espécie de "rio-mar" enorme -- que "abastece" de água canais internos e riachos -- temos "por tradição" chuvas diárias entre às 15 e 17 horas. A "cidade das mangueiras" só não se afoga exatamente porque a arborização existente nas ruas principais, além do Bosque R. Alves e do Museu Goeldi, produzem o milagre do EQUILÍBRIO entre Sol e chuva. Do contrário Belém seria uma Veneza... ou lagoa, no mínimo !

E chegamos à devastação, digo, à declaração deste "ogro antiecológico" que nos governa... "floresta NÃO PEGA FOGO"! PEGA, SIM ! Para chegarmos ao nosso sítio no interior da cidade de Vigia percorríamos quilômetro e meio de estradela, após sairmos da BR-126 ou 132, já não lembro mais. Na metade do caminho havia belo riacho, a nos matar a sede, meio metro de água cristalina somente... um dia o dono do terreno resolveu cultivar "2 tarefas" de mandioca bem perto do riacho. Isso dá 1 campo de futebol de mata destruída: em duas semanas o riacho secou, acabou ! Com o fim dele, toda a vegetação à sua volta -- que viva do riacho -- também morreu. Essa lição jamais esqueci !

Este "gênio" que nos (des)governa não imagina o tamanho do problema que está provocando em toda a Amazônia... essas áreas imensas desmatadas "viram frigideiras" que vão aquecer o arvoredo EM VOLTA do "campo pelado", morrendo estes arbustos em pouco tempo. Essa "morte prematura" abre flanco para o calor ATINGIR outras árvores "dentro da floresta que não pega fogo", secando-as !

VI ISSO acontecer bem ao lado de nosso casarão de fazenda, no mesmo local onde havia pequena lagoa, no terreno ao lado. "Seu" Antônio, nosso confinante, resolveu fazer uma "tarefa de maniwa" com a tradicional "coiwara", queimada controlada que calcina o solo, estragando-o em seguida. Por isso só o usam para 1 ou 2 plantios, indo queimar outra área enquanto aquela "descansa". E o fazem à "meia hora", 12,30 hs, quando não há vento ou bem de manhãzinha, em pequenos "lotes", com bastante gente e muito cuidado, do contrário a floresta PEGA FOGO, sim... e não há como apagá-lo ! (O laguinho perdeu metade de seu tamanho em um mês !)

Os casos como o da Mata Atlântica e do Serrado e o que, vez ou outra, acontece nos Estados Unidos nos provam que floresta pega fogo pra valer. "DEVORADAS" as primeiras árvores, o calor das chamas aquece as mais próximas secando-as e produzindo "combustível" para alimentar um incêndio sem controle. As folhas secas e o capinzal no chão servem "de caminho" ao incêndio.

"NATO" AZEVEDO (em 19/nov. 2021, 19hs)