POSSO SER OS SEUS OUVIDOS     E

                                                    VOCÊ OS MEUS OLHOS?

 

Eles sempre foram um casal “sui generis”, talvez até digamos, muito especial. Apesar de origem muito diferentes, viveram um grande amor, embora com muitos desacertos e acertos ao longo do caminho.

Ele nasceu numa aldeia portuguesa. Foi criado no campo até os 9 anos, por sua mãe e avós paternos. Seu pai veio para o Brasil quando ele tinha 1 ano e ficou exilado 8 anos em terras estranhas por causa da 2ª guerra mundial. Em 1946, seu pai voltou para Portugal para rever a família e trazê-la para conhecer o novo mundo. E já aqui, a família cresceu com uma nova filha.

Mas a vida pós-guerra, em todos os lugares do mundo, ainda era muito difícil. E por isso, seus pais, também, ficaram marcados no corpo e na alma por suas consequências, como todos os soldados e povos que dela participaram.

O menino que já trabalhou nos campos da sua aldeia, pastoreando ovelhas, agora no Brasil, ajudava seu pai entregando gelo de bicicleta aos clientes. Uma possibilidade a mais para conhecer melhor o Rio que ele tanto aprendeu a amar, chegando a se denominar, nos dias de hoje: O Menino do Rio.

Mas o relacionamento entre pai e filho, sempre foi difícil. Havia um muro construído durante esses 8 anos que não conseguiam transformar em ponte e eles sofriam muito.

O Menino estudou e na faculdade, no segundo ano conheceu sua Maria, tempo em que até o relacionamento com o pai melhorou.

Maria, uma moça simples, que era a mais velha de 13 irmãos. Uma família grande e cujos pais celebravam todas as datas: aniversários, carnaval, páscoa, festa junina, Natal, batizados, 1ª Eucaristia, etc . O ano inteiro era de celebrações: E o jovem foi acolhido muito bem e se deixou acolher, porque estava feliz.

Após dois anos de namoro, ficaram noivos e no ano seguinte aconteceu o casamento. Tudo lindo e muito simples! Ambos não tiveram experiências anteriores de outros amores, a não ser platônicos.

E no primeiro mês de casados, chegou o anúncio de que o primeiro filho estava a caminho. Quando ela parou de amamentar aos 8 meses, o segundo anúncio. Desta vez uma menina. Após dois anos o terceiro filho e mais dois anos, o quarto filho. No quinto filho houve um acidente grave e o nosso Menino nasceu sem vida. E por intercessão de Nossa Senhora de Lourdes que abençoou as mãos do Médico Ginecologista, o Doutor Aloisio Graça Aranha, Maria foi salva após uma cesariana, em estado de choque, com hemorragia interna e transfusão de 3 600 litros de sangue.  A partir deste momento as gestações se cessaram por motivo de força maior.

Mas eles nunca haviam conversado sobre como evitar as gestações. Apenas procuravam viver sua vida de casal. Aliás eles não conversavam muito. Apenas viviam...

Não sei se é o certo ou não, mas esta é a história deles.

Alguns anos depois eles passaram por outros “partos” difíceis que a vida aprontou. Mas a Graça de Deus, a força e a coragem da família, cujos filhos já estavam com 6, 8, 10 e 12 anos, ajudaram a superar e, acreditem, crescemos muito com todas estas dificuldades enfrentadas, com muito amor, responsabilidade, serviço e confiança em Deus.

Hoje, já estão casados há 58 anos. Os filhos cresceram, estudaram, se formaram e trabalham como: Professor de Física, Médica Sanitarista, Arquiteto Urbanista, e Ator, respectivamente. Os seis netos estão com idades entre 6 meses e 20 anos, sendo que os dois primeiros já estão na faculdade. A neta primogênita está no Porto/ PT, cursando Arquitetura. E o segundo neto, cursando História no UFF – Universidade Federal Fluminense. O terceiro neto estará participando do Enem, amanhã. O quarto neto está terminando o 2º grau. O quinto neto estará entrando para o CA, no ano que vem, começando a descobrir a leitura e a escrita, caminhos para o conhecimento e a descoberta dos valores que o fará muito feliz. E a última neta com 6 meses, terá primeiro que aprender a engatinhar, andar, falar, brincar, para depois descobrir as letras e os números, como também, os seus dons para ser feliz!

Toda esta introdução é para dizer que este casal, que nunca deixou de participar da missa dominical juntos, estão idosos, com saúde, graças a Deus, mas ele apresenta Deficiência Auditiva e ela com processo de Degeneração da Mácula.

Peço ao Deus da Vida, em oração, que dê paciência a esse casal para que vivam sua missão até o final, com muita fé, esperança e alegria e que ele, seja os “olhos” dela

e ela seja os “ouvidos” dele, para que o amor se complete e seja eterno, apesar de nossas limitações!

 

OBRIGADA SENHOR PELA VIDA E PELA FAMÍLIA!

 

                                                                          Rio, 20 de novembro de 2021

                                                                                 Terezinha Domingues

 

Terezinha Domingues
Enviado por Terezinha Domingues em 20/11/2021
Reeditado em 21/11/2021
Código do texto: T7389896
Classificação de conteúdo: seguro