B. LOPES

UM SIMBOLISTA FLUMINENSE?

Nelson Marzullo Tangerini

Foi o escritor e jornalista Tom Farias quem primeiro me falou da poesia de B. Lopes.

Quando tentávamos impedir a demolição da casa onde morou o poeta Cruz e Sousa, no Encantado, subúrbio do Rio de Janeiro, caminhamos pelas calçadas da Rua Paraná, entre Piedade e Água Santa, à procura da casa onde teria morado o poeta fluminense.

Em 1880, o poeta catarinense Cruz e Sousa, também conhecido como “Dante Negro”, chegou ao Rio de Janeiro, onde formaria o primeiro grupo simbolista, ao lado de Lopes, Emiliano Perneta, Oscar Rosas e Gonzaga Duque. A partir desse encontro, nosso poeta publica Brasões (1895) e Val de Lírios (1900).

Bernardino da Costa Lopes, afrodescendente, era conhecido nas rodas boêmias e literárias como B. Lopes. “Filho de pais livres e membros da classe média pobre, Antônio, escrivão, e Mariana, costureira”, o poeta nasceu na Freguesia da Boa Esperança, hoje distrito de Rio Bonito, em 1º de maio de 1859, antes, portanto, da abolição da escravatura.

O escritor Antônio Miranda, fonte desta pesquisa, considera que “o poeta não foi propriamente um simbolista, mas parnasiano, embora tenha ganhado notoriedade como integrante da vanguarda simbolista”, tese também sustentada pelo professor e escritor Luiz Antônio Barros, autor do livro “Viagem literária através do Estado do Rio”, publicado pela Editora Nitpress, Niterói, RJ, 2010.

À sua cidade natal, B. Lopes escreveu o singelo soneto decassílabo “Berço”, com as rimas alternadas ABAB - ABAB - AAB - AAB - à moda parnasiana:

“Recordo um largo verde e uma igrejinha,

Um sino, um rio, um pontilhão, e um carro

De três juntas bovinas, que ia e vinha

Rinchando alegre, carregando barro.

Havia a escola, que era azul e tinha

Um mestre mau, de assustador pigarro

(Meu Deus! que é isto, que emoção a minha

Quando estas coisas tão singelas narro?).

Seu Alexandre, um bom velhinho rico

Que hospedara a Princesa; o tico-tico

Que me acordava de manhã, e a serra

Com seu nome de amor Boa Esperança,

Eis tudo quanto guardo na lembrança

Da minha pobre e pequenina terra!”

Em 2009, participei, em Rio Bonito, com um grupo de intelectuais niteroienses, liderados pelo livreiro Carlos Mônaco, dono da Livraria Ideal e idealizador do Calçadão da Cultura, à Rua Visconde de Itaboraí, de uma comemoração do sesquicentenário de nascimento de B. Lopes. E, desde então, passei a me aprofundar em sua poesia.

B. Lopes, poeta que publicou, anteriormente, o livro de sonetos “Cronos”, de formato parnasiano, veio a falecer de tuberculose, em 18 de setembro de 1916, no Rio de Janeiro, depois de uma existência dura e atribulada, pois desorganizou sua vida e arruinou seu casamento, uma vez que entregou-se ao álcool. Deixou, porém, para a posteridade, uma vasta obra com marcas simbolistas e parnasianas.

Antônio Miranda, já citado aqui, escreveu ainda, em seu site www.dia.furg.br/ecodosul/biobl.htm , que o poeta, lamentavelmente, “foi ridicularizado no fim da vida por conta de um soneto infeliz em louvor ao Marechal Hermes da Fonseca.

Ainda assim, B. Lopes enriquece, com sua poesia viva, a tão expressiva literatura fluminense, que deixou marcas tão profundas e significativas na literatura brasileira.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 19/11/2021
Reeditado em 20/11/2021
Código do texto: T7389551
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.