NESTES TEMPOS DE “MODERNIDADE”, DAS COMUNICAÇÕES INSTANTÂNEAS ... 15h41min.

Quem já chegou aos 80, vê com cautela as “modernidades”, e, na maioria das vezes relutamos em “mudar, pagamento por Pix, via celular, nem pensar, quando muito usamos o cartão de crédito, ou débito.

Aliás, hoje a pessoa compra um celular e já sai falando, mas nem sempre foi assim, foi no governo do Presidente Militar Garrastazu Médici, que que foi fundada a Telecomunicações Brasileiras S.A, a Telebrás, em 1.972.

As telecomunicações em nosso país, estava bem atrasado, em relação a outros países, razão pela qual o governo militar criou a Telebrás, mesmo com grandes dificuldades, foi aos poucos dando a estrutura para que o país se modernizasse.

Até nos lembramos como se fosse, hoje, nos dirigimos a Telepar, adquirindo duas linhas telefônicas, para nós e para residência do sócio majoritário de nossa pequena empresa. O plano era de 36 meses, ia se pagando mensalmente, na esperança que em breve o telefone finalmente fosse instalado em nossa, e, quando isto aconteceu foi motivo de muita alegria, foi nos ofertado dois aparelhos, uma extensão ficaria no quatro do casal...

Por ser um dos primeiros em nossa rua a ter telefone, éramos o “socorro” de muitos. O custo mensal era muito pouco, você pagava uma assinatura básica, tinha direito a 100 ligações mensais, de até quatro minutos, sem pagar nada mais por isto...

Assim funcionou durante muitos anos, sem qualquer tipo de “surpresas”, isto é, de custos elevados. O sistema de telefonia foi se modernizando, o último governante militar, se foi – 1985 -, Presidente João Figueiredo, entrou FEC, por dois mandatos, em razão do “sucesso” do Pano Real, adepto ferrenho do Neoliberalismo, - o Estado deveria privatizar tudo. - e, em 1998, está também se foi, com prós e contras, pois na época se dizia que o sistema valia 40 b de reais, foi “privatizada” por 20 bilhões, financiada pelo dinheiro público...

Dai para frente todos ficaram “espantados” com os avanços, também, pudera se Estatal tivesse adotado taxas bem mais altas do que as cobradas, certamente estes “avanços” seriam também alcançados...

Da Telepar, fomos obrigados a “aceitar” a Brasil Telecom, cujas as taxas se tornaram extremam entes abusivas, durante anos suportávamos isto, até que apareceu uma tal Net... 16h19min. Continua...

Curitiba, 18 de novembro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorziemrman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 19/11/2021
Código do texto: T7389364
Classificação de conteúdo: seguro