Sobre o tempo
Quanta dificuldade em saber lidar com o tempo… é um aprendizado que faz toda a diferença na vida da pessoa. Sempre achei que precisava aprender a lidar melhor com o tempo, saber esperar a hora certa das coisas, mas atualmente estou descobrindo que o meu problema com o tempo é ainda mais amplo do que eu imaginava. Fazer terapia também serve pra isso: pra descobrir onde estão suas falhas que te impedem de crescer (terapia serve também para outras mil coisas, depois escrevo especificamente sobre isso…)
Minha falha em entender o tempo é mais ampla do que simplesmente saber dar tempo ao tempo (problema bem comum atualmente e que gera muita ansiedade). Saber organizar o tempo que se tem é uma arte que deixa a vida mais leve e ajuda na realização dos sonhos e objetivos de vida. Sempre amei agendas, mas descobri que o que funciona mesmo é uma folha em branco para você se organizar da sua forma particular (há quem prefira planilhas...vai entender!).
Como amo papel e caneta, nada melhor que arquitetar no papel as 24 horas do dia de forma mais artesanal. No entanto, só colocar no papel não resolve tudo. É preciso ser firme em fazer o que se propõe e refazer, refazer e refazer até conseguir ser fiel ao seu jeito de ser, sempre buscando melhorar sua performance. É preciso, além disso, insistir e não desanimar com as falhas. Cobrar-se em excesso pode nos impedir de ir melhorando aos pouquinhos. “Devagar e sempre” é bem melhor do que “agora ou nunca”.
Ah, você está se boicotando? Não consegue seguir o que se propõe? Nada funciona para se organizar? Sinto muito, você precisa de terapia! Isso porque organizar-se não é tudo. É preciso entender suas motivações, seus objetivos e nem sempre conseguimos isso sozinhos ou sozinhas. Sua falta de organização pode querer também te dizer algo. E o fato de não conseguir seguir aquilo que você mesma se propôs significa algo ainda maior.
O tempo dedicado ao autoconhecimento pode ajudar você estabelecer metas reais, objetivos claros e com isso a organização do seu tempo será ainda mais aproveitada. Nada como se conhecer bem para agendar-se melhor.