Ser Amigo Verdadeiro!

Um senhor muito próspero a cada ano na data de seu aniversário fazia uma farta festa com longas horas de duração e convidava todos os amigos, e não eram poucos, pois na pequena cidade onde morava era conhecido por sua generosidade, independentemente do nível financeiro ele ajudava a todos com prazer.

Esse ano não seria diferente todos aguardavam para a tão esperada festa, afinal o amigo completaria 95 anos, como de costume ele enviou o convite contendo uma exigência: “Por favor não traga presentes, esse ano desejo surpreender meus convidados”

Chegou enfim o grande dia, os organizadores foram orientados para que no lugar das mesas dos convidados fosse feito apenas um enorme círculo de cadeiras que comportassem a todos sem que ninguém ficasse de pé e assim que fossem embora suas cadeiras deviam ser retiradas diminuindo o tamanho do círculo, e nas mesas onde nos anos anteriores eram colocadas as comidas e bebidas com fartura, recomendou-se que fossem colocados muitos arranjos de flores numerados, nada de comida, nada de bebida.

Os convidados foram chegando, recebiam um número e eram orientados a se assentarem, o aniversariante já os aguardava no centro do círculo, sem entender nada, trocavam olhares em grandes expectativas.

Após alguns minutos do horário marcado todos os assentos estavam tomados, e o papo rolava, porém, não havendo sido servido nada aos convidados não demorou para que os primeiros se levantarem com uma desculpa e pedissem licença para se retirar, então o aniversariante lhes despedia e entregava um arranjo com o número correspondente ao que recebera na chegada e pedia que levassem como lembrança daquele inesquecível dia. Aproveitando o ensejo um a um ia se despedindo levando o presente oferecido pelo anfitrião.

Enfim o círculo acabou formado por três pessoas, um casal de amigos de longa data e o próprio aniversariante, eles relembraram muitas aventuras compartilhadas durante os anos de juventude e riram bastante, depois de algumas horas de confraternização a três, aquele senhor disse aos amigos “Doei todos os meus bens, estarei indo para uma casa de repouso, fiz esse encontro para me despedir dos verdadeiros amigos e apenas vocês dois demostraram serem meus amigos verdadeiros. ” E antes que ele continuasse o casal lhe disse, não vamos permitir que vá morar longe de nós, nossa casa é grande e nós o amamos como a um irmão, você vai morar conosco enquanto viver.

Nesse momento entra um advogado com o testamento na mão, e nele continha uma enorme lista em branco enumerada, que seria preenchida com os nomes dos convidados que ficassem até o final da festa. Aquele homem desejou deixar tudo que ajuntou na terra para quem provasse ser amigo verdadeiro sem interesse no que ele tinha para oferecer...

A maior herança que podemos receber é a gratidão por uma verdadeira amizade, ela deve ser confirmada independentemente de qualquer circunstância, ter amigo é fácil, o mais importante é ser amigo, amigo verdadeiro.

Luzia Ditzz.

Jeronimo Monteiro, 26 de outubro de 2021

Contato: 19-98290-0311

luziaditzz@hotmail.com