Papo de Carnaval!!!

Papo de Carnaval!!!

🎼

Rio de Janeiro, Terra da Folia do Carnaval, Morada do Rei Momo e de toda corte da Folia.

Quantos sonhos realizados...quantos amores que nasceram no reinado da alegria , foram vividos e eternizados .

Quantas paixões!

Em cada fato real da história, um enredo criado para a história não ficar perdida e esquecida no tempo.

Quantos criações fantásticas e emocionantes!

Hoje viajo na história das mulheres negras...princesas que foram escravizados e chegaram como escravas no território brasileiro.

Quantas lágrimas derramadas, quantos exemplos que até o presente é motivo de movimentos de liberdade.

Entre tantas mulheres negras que escreveram páginas de lutas, de bravura e deixaram o seu exemplo de vida...um legado de amor a liberdade.

Como esquecer a princesa Zacimba Gaba!

Princesa da nação Cabinda, Angola- África, foi escravizada e trazida dentro de um Tumbeiro no ano de 1690 para o Brasil, precisamente na Fazenda José Trancoso no Espírito Santo.

Depois de muito sofrimento, envenenou o seu dono, Libertou alguns escravos e criou um kilombo as margens do Riacho Doce.

Dedicou a sua vida a construir canoas e libertar em alto mar ou no Porto na proximidade de Sao Mateus, os escravos que vinham nos Tumbeiro da África.

Quantos sofrimentos foram evitados por nossa Princesa.

Mulheres como Aqualtune, Tereza de Benguela, Ná Gotimé, Dandara...e tantas mulheres negras de coragem e personalidade.

Hoje, dia 17 de novembro de 2021...quero deixar uma homenagem às mulheres negras que comandam a Escola de Samba Unidos da Vila de Santa Tereza no Rio de Janeiro ...Patrícia Drummond, Ruth Souza, Liliane, Joice e outras que com muita bravura, respeitam o sangue Nagô que correm nas suas veias.

"OBINRIN AGBARA, A SAGA DAS GUERREIRAS"

Meus aplausos e muito respeito ao enredo do Carnanal 2022!!!

Parabéns Família Tereziana!

Rumo a Sapucaí.

Salve o "Dia Nacional da Consciência Negra"

(Amaro Poeta)

💙🎼💛