MISTURA HETEROGÊNEA

Diz-se da mistura em que os elementos componentes poderão ser facilmente identificados por serem antagônicos sob as condições normais de temperatura e pressão. É assim na física e também no social, quando o universo sob exame contém elementos díspares em preparo intelectual, capacidade de comunicação, postura, etc.

Academia de letras é local em que a língua vernácula deve ser cultuada e que se exige de seus membros, além do preparo, publicações que comprovem a boa qualidade literária de suas obras.

A Academia Brasileira de Letras, fundada em 20 de julho de 1897 por notáveis cultuadores da nossa língua, entre eles o destacado Senhor Joaquim Maria Machado de Assis, ou simplesmente Machado de Assis, que se notabilizou como jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, que também teve a participação de verdadeiros expoentes como Austregésilo de Athayde, Rachel de Queiroz, Ariano Suassuna, Olavo Bilac, Guimarães Rosa, Lygia Fagundes Telles, Raimundo Correia, Ruy Barbosa, Joaquim Nabuco, Antônio Houaiss e Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (estes dois últimos dicionaristas), pelos seus membros atuais comete o desatino de aceitar pessoas que, apesar de algumas boas performances em seus ramos de atividade, não demonstram cabalmente o notável saber que se exige para ter assento naquela instituição cultural.

A nós, meros mortais, só resta lamentar essa mistura heterogênea que desabona a trajetória e os objetivos da ABL.