UM TESOURO MUSICAL GUARDADO COM TODO CUIDADO

Novembro 16, 2021

Tornei-me um assíduo frequentador do site do Youtube, onde acompanho alguns canais que apresentam assuntos sobre política, coisa que sempre segui de perto na vida. Mas o forte dessa frequência são com os filmes de Natal, mas também para curtir vídeos e músicas daqueles bons tempos quando era ainda um jovem, e já entrando em idade adulta, a partir dos meus dezoito anos.

É claro que isso não deixa de ser puro saudosismo, mas quem é que não os têm? Principalmente quando foram de momentos de pura ou muitas felicidades, mesmo sabendo que algumas pessoas não o tiveram. Uma pena! Mas há que se ter sempre na memória os bons momentos da vida.

E a partir dos meus dezessete ou dezoito anos, comecei a me interessar por músicas, quando conheci o cantor James Taylor e pelo qual tornei-me fã ardoroso. Mas nada a ver com fanatismo, como alguns o fazem. E fui emendando em outro(a)s, como Carole King, Al Green, Stevie Wonder, enfim, muita gente boa e marcante na música daqueles tempos (1970).

É claro que não dá aqui para citar todos os que curtia. Mas com os bailes que frequentava, fui aumentando o rol de ótimas músicas e artistas. E naquela época, lá nos Estados Unidos, foram lançados muitos grupos, com três, quatro e até oito componentes, que possuíam um tipo de apresentação marcante.

Suas músicas, daquelas que chamávamos de 'lentas', faziam um tremendo sucesso entre os jovens. E até criaram uma nomenclatura para esses tipos de bailes. Eles eram chamados de "Baile do Mela Cueca", ou "Baile do Engoma Saco". E para os mais novos que não sabem o que foi esse tempo, esses nomes eram para explicar que esses bailes e suas músicas, serviam para a rapaziada tirar um bom 'sarro' com a parceira.

Ainda era um tempo onde a juventude não tinha toda essa libertinagem que possui hoje. Contava-se nos dedos aqueles que iam transar num motel, como hoje é feito livremente. Por isso aqueles bailes serviam para os rapazes se aliviarem um pouco nos corpos das meninas, mesmo que de uma forma superficial.

Mas voltando às músicas, aos artistas e aos grupos daquela época, não se pode esquecer dos Stylistics, Blue Magic, The Floaters, The Manhattans, Bee Gees, Bread dentre muitos outros dentro desse estilo. E cantores e cantoras é para lembrar de Billy Paul, Gladys Knight, Barry White, Barry Manillow, Bárbara Mason, etc...

Já nos finais dos anos setenta, foram colocados a serviço de todos as famosas Dance Music, também as Disco Music, os primeiros Funkys, e muitos outros ritmos que com o tempo foram influenciando outros jovens e estes iam gerando novos ritmos. Foi uma década de muita fartura musical.

Talvez a geração dos que hoje já estão na faixa dos setenta ou até oitenta anos, possam dizer à geração atual que ela não terá aquela mesma qualidade de vida dos tempos deles. Porque hoje em dia tudo é descartável. Também o apuro na criação melódica, musical e letrista, não se aproxime dos daquelas épocas. Enfim, o tempo muda tudo. E, com certeza, mudará para essa atual geração, quando alcançarem suas terceiras idades também.

É como se diz no popular: FAZ PARTE!!!

Em tempo*: quase foge a revelação de que com as práticas de gostar de músicas, fui juntando um acervo imenso, hoje é quase que incalculável. E com as facilidades da internet, deixei de garimpar LPs nos sebos da cidade. E agora capturo por ela, com a possibilidade de colher as músicas, as capas, os selos e as informações de todo disco pelo qual me interesse. E está tudo devidamente arquivado num HD externo de 1Tb, que é guardado com um cuidado extenso e primoroso. Verdadeiro tesouro.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 16/11/2021
Reeditado em 01/12/2021
Código do texto: T7387018
Classificação de conteúdo: seguro