A RELAÇÃO DO SER HUMANO CUJO NOME É DOMINGOS IVAN BARBOSA COM O SER SUPREMO
Eu não creio em nada, pois crer é acreditar no que não se vê, não se vive, não se conhece, não se sabe, não se compreende. Crer é se lançar no escuro, sem saber se você está certo ou não, sem saber o que vai encontrar, ou se vai encontrar alguma coisa. Crer é esperar a felicidade plena em um futuro, em um tempo desconhecido. Eu, porém, examino tudo; eu examino a mim mesmo diariamente; eu não creio em nada. Quem vê a luz não crê na luz. Quem crê não vê, nem compreende. Quem compreende não crê. Quem conseguir entender entenda.
Eu vejo o Reino de Deus, eu vivo no Reino de Deus, eu sinto o Reino de Deus, eu sou plenamente feliz; eu sou um ser Iluminado. Eu sou bendito. Eu sou bem-aventurado. Não me importa se me considerarem ou me chamarem louco, pois quem escreve isso é mesmo louco. Eu vejo a luz. Eu sou filho de um Ser Supremo, Absoluto, Onisciente, Providência, a Origem de tudo, o Segredo ou Morada de todos os seres. Isso não é crença; é vivência; isso é baseado na minha própria vida.
Pneus de um caminhão cheio de pequi poderiam ter esmagado a minha cabeça na minha adolescência. Mas um homem, que estava a meu lado no caminhão, subitamente, puxou-me pelo braço quando eu já estava caindo. Foi o Criador de todos os seres que o inspirou nesse dia. Já adulto, andando de moto, ao meio-dia, devido ao sol quente, eu cochilei, e, quando acordei, estava no chão. Primeira coisa que eu disse ainda de olhos fechados: "Meu Deus, morri". Abri os olhos e eu estava vivo (rs). Eu não me prejudiquei em nada; tive apenas alguns arranhões, e ainda dei aula na mesma tarde, sem nenhum problema. Fui salvo pelo meu Criador. O Ser Supremo já me livrou da morte várias vezes. Ah... A minha moto também não teve nenhum problema.
A minha vida não seria a vida que é sem a Providência comigo. Os acontecimentos da minha vida me mostram uma força invisível atuando na minha existência. São tantas coisas, tantas palavras ouvidas, tantos fatos vivenciados... Um conselho: não julguem ninguém, não zombem de ninguém, não humilhem ninguém, não se considerem mais importantes do que ninguém, pois eu já vi muitas coisas ruins acontecendo na vida de quem age de tal forma. Tenham cuidado consigo mesmos (as). Analisem como se sentem após certas palavras, comportamentos, ações, desejos. Analisem. Comecem a analisar. Tenham muito cuidado com os hábitos, palavras, atitudes e a vida com que vocês se acostumam. O espírito divino está em cada ser. Portanto, o mal que se faz ou se tenta fazer a qualquer ser é uma agressão ao divino que mora nesse ser e uma agressão a si mesmo. Observem a vida. Observem-se. Ah... Não se considerem menos importantes do que ninguém, pois ninguém é mais importante nem menos importante do que ninguém.
Sou grato ao meu Criador por meu amor à sabedoria, por meu encontro com os livros e com alguns sábios especialmente. Lao-Tsé, Chuang Tzu, Buda, Sócrates, Epicuro, Jesus Cristo, Epicteto, Marco Aurélio (o imperador-filósofo), Sêneca, Boécio, John Stuart Mill, Krishnamurti, Osho e Thich Nhat Hanh são seres humanos extraordinários. Seus ensinamentos são os melhores que um ser humano pode ter. Conhecer as vidas e ensinamentos desses homens é uma bênção e um privilégio. O Budismo e o Taoismo são sabedorias eternas. Existem livros nesta vida que ajudam o ser humano a ser plenamente feliz aqui e agora.
O meu Criador está, sempre esteve e sempre estará comigo. Chamem-no como quiserem: Deus, Olodumaré, Allah, Shen, Consciência Universal. O sábio chinês Lao-Tsé disse que há algo anterior ao Céu e à Terra. Disse que não sabe o nome desse algo, ele é Sem-Nome. Por não saber o seu nome, Lao-Tsé o chama de Tao, ou Dao, ou Caminho. Esse Ser é o meu Protetor. Foi ele quem me trouxe até aqui. Ele está aqui e agora. Ele está em todos os lugares.
Texto produzido e escrito em Pastos Bons/MA, na manhã do dia 16 de novembro de 2021, por Domingos Ivan Barbosa.