Ensine seus filhos voarem.

Observando os passarinhos podemos perceber como funciona seu ciclo. Chocam seus ovos, cuidam até o nascimento, depois disso alimentam seus filhotes até crescerem. Após algum tempo os filhotes aprendem a voar e eles mesmos buscam seu próprio alimento. Assim não dependem mais dos pais.

Nascemos dependentes de outras pessoas: nossos pais, avós, tios, ou alguém próximo, pois seres indefesos necessitam que alguém o alimente, dê banho e outros cuidados, que, sem eles, não sobreviveríamos. Assim, vamos crescendo e nos desenvolvendo!

Do nascimento até ficarmos independentes, demoram alguns anos. E haja paciência de quem nos cuidou! Crescemos e vamos passando por várias fases e, aos poucos, vamos dependendo menos para nossas tarefas diárias, mas nem sempre agradecemos por todo cuidado que tiveram.

Muitas vezes tememos que nossos filhos não consigam fazer sozinhos suas atividades diárias, o medo nos faz termos cuidados em excesso. No início engatinham caem pela casa até que aprendem a andar sem cair. Continuam dependendo de nós para tomarem banho e alimentarem-se.

Aos poucos vamos tendo confiança que podem fazer as atividades sozinhos, tomarem banho lavarem o cabelo. Nosso cuida excessivo às vezes com que dependam mais que o necessário de nós.

Algum tempo depois começam a querer aventurar-se, andar de bicicleta, patins, e nos sentimos confusos com medo das quedas, tão necessárias para que tenham equilíbrio no futuro. Aprendem a andar de bicicleta sentem-se livres aos poucos conseguem locomover-se com um veículo que lhes proporcionará muitas aventuras no futuro.

Aos poucos vamos perdendo o medo de que algo de ruim aconteça. Nossos filhos aprendem a terem cuidados consigo, sabem atravessar a rua, ir de ônibus para escola, ficarem na escola sentindo-se seguros.

Existem os medos que já são próprios da criança de dormirem sozinhos, tendo apoio emocional necessário conseguem vencer seus medos. Não podemos força-los a ficarem sozinhos sem que estejamos disponíveis caso tenham medo. Podemos dizer durma no seu quarto, mas se tiver medo pode me chamar assim passamos confiança para eles.

Mesmo que nossa família tenha ótimas possibilidades financeiras devemos ensinar coisas básicas como por exemplo organizar o quarto, fazer comida, lavar roupas. Pode ser que no futuro não precisem fazer essas atividades, mas se precisarem sabem como se virar.

Incentivá-los a estudarem e terem sua profissão, assim poderão seguir em frente sem que dependam dos pais. Pode ser que no futuro os pais não possam ajuda-los, assim sendo terão como seguirem seus caminhos sendo independentes. Podemos acompanhar incentivarmos nossos filhos, mas é necessário que voem e sigam suas vidas construindo seus próprios caminhos.