' O ORGULHO DOS NOSSOS BAIANOS IMORTAIS'...
QUEM DIRIA QUE A MUSICA 'AQUELE ABRAÇO TÃO LINDA LEVASSE GIL AO EXÍLIO, UMA MUSICA COM UMA PEGADA DE ALEGRIA, QUE FAZ SUCESSO ATÉ HOJE EM QUALQUER LUGAR, E ELE DEVE ESTAR MUITO 'ODARA', POR SER ESCOLHIDO A OCUPAR A CADEIRA , COMO IMORTAL NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRA, E ELE FEZ INUMERAS COMPOSIÇÕES, MERECEDOR DO TITULO, PELO CONTEUDO DE POESIAS QUE EXISTEM NA SUA MUSICA. SÃO OS NOVOS BAIANOS, HOJE NEM TÃO NOVOS ARREBENTANDO NA LITERATURA, MARIA BETHANIA OCUPANDO A CADEIRA DE IMORTAL NA BAHIA , ELA POR TODO O SEU TRABALHO, DIVULGANDO POESIAS DE FAMOSOS POETAS COMO FERNANDO PESSOA E CLARICE LISPECTOR, E LANCANDO POETAS DESCONHECIDOS, A MAIORIA DOS SEUS SHOWS, MUITA POESIA INTERCALANDO AS MUSICAS , JA É UMA REFERENCIA DELA, E QUANTOS NÃO FORAM LANÇADOS, ELA DIVULGOU A POESIA COMO NINGUEM., ELA, NO CASO SEMPRE INTERPRETE. ELE COMPOSITOR , CANTOR , EMPRESARIO. COMO ELES VIERAM PRA FICAR E QUANTO TEMPO O SUCESSO PERMANECE.. AMBOS TROUXERAM A BAHIA E TODA A CULTURA DA SUA TERRA, BETHANIA 'EXPLODINDO CORAÇÕES' E GIL DANDO 'REALCE' E' REFAZENDO' COM DIGNIDADE NA VOLTA DO EXILIO. O ORGULHO QUE CANTAM A SUA TERRA, DIVULGANDO A CULTURA BAIANA COMO UM TODO, ESSA CULTURA QUE ELES DISSECARAM EM DETALHES, DOS MOVIMENTOS SIMPLES DO COTIDIANO DE SUAS VIDAS.. ELE NÃO VEIO SÓ COM 'DOMINGO NO PARQUE', ELE VEIO COM A 'F É QUE NÃO COSTUMA FAIÁ', ,E NO 'NÃO CHORES MAIS'..CANTOU COMO NUNCA O' VAMOS FUGIR,'E GRITOU COMO NINGUEM ' SE EU QUISER FALAR COM DEUS'..GIL FOI 'REFAZENDO'TODO O SEU SUCESSO E TODAS AS COMPOSIÇÕES CAEM NO GOSTO POPULAR.A BETHANIA, NÃO PRECISOU DE NENHUM ' ALIBI' E NEM 'DRAMA',, MESMO QUE 'NEGUE'SAIU NA 'RONDA' DO 'SONHO IMPOSSIVEL 'E AÍ 'EXPLODE CORAÇÃO'. DIZENDO QUE ' A VIDA É BONITA É BONITA E É BONITA'.I DOIS GRANDES ARTISTAS QUE TEM O RECONHECIMENTO E O APLAUSO, PELA IMENSA E LONGA DEDICAÇÃO AO CANCIONERIO POPULAR. MERECEM O NOSSO APLAUSO, PELA DURABILIDADE DO SUCESSO. AS COMPOSIÇÕES. GIL NAO POSSUI UMA VOZ MARAVILHOSA, MAS CONVENCE MUITO COM SEU JEITO DE CANTAR E COMPOR TUDO TEM UM '.REALÇE'EM SUAS POESIAS. BETHANIA É SEM DUVIDA A MAIOR INTERPRETE DA MUSICA POPULAR BRASILEIRA , A SUA VOZ, É DE UMA POTENCIA SEM IGUAL TODOS OS SEUS SHOWS , SÃO TEMÁTICOS E ALÍ SEMPRE EXISTE UMA ESTÓRIA. PARABENS A ESSES MAIS NOVOS IMORTAIS DA LITERATURA , A ELES APLAUSOS MUITOS, E QUE RECEBA DE NÓS, ORGULHOSOS DAS SUAS CONQUISTAS; ' AQUELE ABRAÇO''.....PARAFRASEANDO ..'VOCE VERA QUE É MESMO ASSIM, QUE A ESTÓRIA NÃO TEM FIM, CONTINUA SEMPRE QUE VOCE RESPONDE SIM A SUA IMAGINAÇÃO , , É A ARTE DE SORRIR , QUANDO O MUNDO LHE DISSER NÃO...'