132 ANOS DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA... 09.h41mi.

Até estava esquecendo do feriado da Proclamação da República, mas fui alertado pelas “Notícias do Dia”, passado pelo Silvan e coincidentemente é mais um feriado prolongado, para alegria daqueles que gostam e podem viajar.

A Proclamação da República, foi feito de modo traumático, visto que o Imperador Dom Pedro II, por ser uma mente aberta os novos tempos, aceitaria, pacificamente a mudança de um novo regime, pois era uma mente avançada, porém, veio de modo inusitado, com sórdidas traições, daqueles em que tinha plena confiança, e a ingratidão não deixa de ser uma nódoa da alma e, além do mais não houve qualquer tipo de apoio popular, pois tudo foi feito em “surdina”, pois se houvesse um plesbicito, certamente a quase totalidade da população teria votado pela continuação do Regime Monárquico...

O novo regime, foram anos e mais anos de instabilidade, de avanços e retrocessos, os novos detentores do poder fizeram um esforço, para “apagar” tudo que lembrasse o antigo regime, que tinha durado 67 anos. O nome do Supremo Tribunal de Justiça, foi mudado para Supremo Tribunal Federal, - convenhamos que o primeiro nome é mais coerente – os nomes das ruas que lembrassem a monarquia, foram trocados...

Mas, no final a Regime Republicano é novo, pois os 132 anos representam, - simbolicamente – duas gerações de 66 anos.

O regime republicano, vive momentos de muita instabilidade jurídica, e pasmem! Provocados pelo supremo órgão, que deveria ser o guardião das leis, isto é, primar pelo cumprimento do que está na Constituição, mas isto não está acontecendo, pessoas comprovadamente corruptas, condenadas, por um passe de mágicas, são inocentadas e soltas, ao mesmo tempo usa de dois pesos e duas medidas, pessoas permanecem presas por falar mal do Supremo, algo incoerente, pois quem não deve não teme...

Por último, há afirmações, que durante o seu mandato de quase 50 anos, o Imperador, ao longo dos anos de seu governo, aceitava sem qualquer tipo de revides, as críticas do que falavam mal de seu governo, havendo, portando completa liberdade expressão, que são inerentes a países que primam pela democracia... Um bom feriado e um abraço amigo e fiquem na paz do Senhor. 10h22min. Em tempo: assim que nossa querida filha Vanice, se restabelecer de sua recente cirurgia, retribuirá as visitas recebidas.

Curitiba, 14 de novembro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 14/11/2021
Código do texto: T7385229
Classificação de conteúdo: seguro