81 anos sem Antônio Sales
Postei nos últimos dias um pouco da poesia de Antônio Sales e, se engana quem concluiu que nossa admiração reside simplesmente no trabalho literário dessa figura incrível.
Antônio merece não ser esquecido por sua sensibilidade com o social e pelo uso indiscriminado da empatia, tomando nossa gente como base.
Ele fez o que foi possível para combater a dura realidade do nosso povo, que amargava um analfabetismo beirando a 80%. Para tanto usou de sua inteligência criando a Padaria Espiritual, formada por "rapazes de artes e letras", com isso claramente antecipava a ideia da semana de arte moderna em 30anos.
Ele comandou um grupo de 34 padeiros, assim denominados porque eles levaram "O Pão do espírito" , que nada mais era do que um jornal que tinha por objetivo enriquecer a cultura do povo e servir de ferramenta para combater a tirania dos políticos e outros poderosos da época.
Era cearense, nascido nas terras do Paracuru, numa localidade chamada de Parazinho, que as dunas soterraram para sempre, levando consigo parte de sua história. (leia Ninho desfeito, que postei anteriormente).
Despertou sua veia literária nas páginas de As Primaveras de Casimiro de Abreu, ainda bem menino. Viveu a dor da exploração do trabalho infantil, para ajudar na sobrevivência de sua família, pois a cegueira impossibilitou seu pai para o trabalho e, era ele o homem mais velho de uma família com 6 filhos.
Sofreu o peso do braço da tirania política, mas, foi combatente e resistiu com bravura e dignidade.
Seu bom humor cearense, sua inteligência, sua coragem, determinação e amor por sua gente, conferem a Antônio Sales o direito de merecer nossa admiração.
Não somos seguidores de um homem, na verdade, assim como ele, fazemos parte de um exército que luta por dias melhores e igual para todos, em especial os mais sofridos.
Hoje Antônio Sales completa 81 anos de falecimento, no entanto, basta olhar com atenção para perceber que sua Padaria Espiritual continua firme nas mãos de outros habilidosos padeiros e padeiras.
Fica na paz Antônio, sua missão foi cumprida de forma impecável, muito obrigado por tudo!!