O “VELHINHO” JÁ MOROU EM FLORIPA. 16h35min.

Já mencionei que fiquei órfão de mãe, quando tinha somente um ano e um mês idade e de pai aos 12 anos. Fui criado pelos avós, mas meu avô, sofreu uns revesses na parte financeira, e acabou ficando sem nada, foi quando nosso saudoso tio, que era militar expedicionário, assumiu a família, nosso avô, avó, duas tias e “nós”.

Viera transferido para Curitiba, ficou algum tempo, em 1956, foi transferido para cidade de Florianópolis, já estava casado, formando uma nova família, em 1956, estávamos com 15 anos, ele na condição de nosso tutor, o acompanhamos.

A viagem da família foi de avião, pela Real, de saudosa memória, foi o nosso primeiro voo. Ficamos alguns dias num hotel, na cidade de Estreito, até alugarmos uma casa, quando finalmente a mudança chegou.

Já mencionei que comecei a trabalhar com 13 anos, na ocasião estava trabalhando numa loja que revendia brinquedos e armarinho. Contando o que estava acontecendo, simplesmente dizemos “adeus” e nos “despedíamos”, pois não éramos registrados, fato muito comum naquela época.

Não muito tempo depois, fomos incentivados a voltar a estudar, pois o nosso currículo escolar era “lamentável”, dois anos no primeiro ano, do segundo para o terceiro, neste “empacamos”, ficamos dois anos e ainda fomos reprovados, pois nas provas finais, - da repetição do terceiro ano – fomos reprovados por um ponto, o que não deixou de ser realmente uma “maldade” ...

Durante alguns meses, nos preparamos para a admissão ao ginásio, na parte da tarde ia até a casa de duas professoras, que possivelmente já passavam dos 40 anos, até não me lembro se já eram aposentadas, penso que também não cobravam muito pelas aulas diárias...

Finalmente, conseguir prestar exames, e acabei passado, não me perguntem como consegui fazer o teste para a admissão ao ginásio, sem apresentar comprovante de conclusão do curso primário, talvez em razão que o Diretor daquele colégio, era espirita, * e nos tínhamos feito um curso de evangelizador, cujas aulas eram dadas pelo seu pai e talvez até ´por ele...

Não muito tempo depois voltamos, - meu tio fora transferido novamente – com o certificado em mãos, conseguimos nos matricular numa escola de segundo grau, o Instituto Olavo Bilac, cujo diretor, abandou a carreira militar para se dedicar ao ensino, suas aulas eram ministradas com muita eloquência, talvez por amor ao ensino, e pela sua formação em direito.

Ali, permanecemos, durante três anos, cursando o primeiro ano, segundo e o terceiro ano até a metade, quando tivemos que interromper para prestar serviço militar.

É envolvido por emoções d´alma, que estamos relembrando estes fatos, pois, certamente as duas professoras, o pai, * do Diretor do colégio, a muito tempo já se foram deste para o outro plano, deixaram tão somente estas lembranças... 17h44min.

Curitiba, 12 de novembro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Oswaldo Melo, *presidente da Federação Espírita Catarinense, Curso Preparatório a Orientadores das Escolas Evangélicas. Eu, Secretário de Assuntos Infantis do Departamento de Juventude da FEC, em virtude das notas obtidas nos exames finais do C.P.O.E.E, pelo candidato Walmor Zimerman, lhe confiro o presente retificado de habilitação. Florianópolis, 24 de dezembro de 1957 com assinatura da pessoa já mencionada, presumo que o Secretário de Assuntos Infantis foi o seu filho, - *Ari Kardec Bosco de Melo- Diretor do colégio que citamos, pois a assinatura, pelo tempo está apagada...

Nascimento 25/10/1926 Florianópolis. Faleceu na mesma cidade em 29 de julho de 1993, Um dos fundadores da Escola Técnica de Comércio Sena Pereirano ano de 1954.

*Osvaldo Melo, nascimento 21 de junho de 1893, Florianópolis, faleceu na mesma cidade, em em 25 de julho de 1970. Jornalista, escritor e líder espírita.

https://www.recantodasletas.com.br/autoes/walmorzimerman

menssagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 12/11/2021
Reeditado em 15/11/2021
Código do texto: T7384207
Classificação de conteúdo: seguro