JOSELITO... ALGUÉM OUVIU FALAR ?!

JOSELITO... ALGUÉM OUVIU FALAR ?!

"Cinema é a maior diversão"... já foi uma f(r)ase verdadeira fazem quase CEM ANOS, isso pouco depois do Cinema Mudo, onde somente Charles Chaplin, o "Gordo e o Magro" e "Os 3 Patetas" enchiam salas e o Rádio é que era a distração das famílias. Exato 1 século depois, são os Super-Heróis que levam multidões aos cinemas. Mas, houve época em que as crianças é que foram os ídolos de quase todos, a maior parte garotos, meninas não tinham vez na "telona". Talvez a criança "mais antiga" ainda seja o pequeno herói do "vagabundo Carlitos", de 1921... não consigo lembrar de outra, agora. Porém, tanto em filmes como em seriados, ponteavam atores mirins absolutamente geniais, cuja atuação em cena era tão natural, tão verdadeira que nos fazia esquecer que se tratava de um filme, onde se repete uma ação por 4, 10, 15 vezes... até que fique perfeita ! Li recentemente sobre determinada cena desses filmes de super-heróis atuais onde se repetiu 48 vezes um momento de ação.

Voltando à garotada... a imagem do menino de "Marcelino, Pão e Vinho" ficou gravada (em p/b, 1955) eternamente na memória de quantos o assistiram falando com o Jesus Crucificado. Outro garoto tornou-se inesquecível "chantageando" o "Santo Relutante", um frade trapalhão que virava lutador de "telecatch" às escondidas do restante do Mosteiro. Mais um menino "mexicano" cruzaria o Mundo cantando divinamente: JOSELITO, nascido na verdade na Espanha em 1943... fez perto de 20 filmes, o primeiro em 1956 ! O que nos encantava -- crianças nos anos 40/50 do século 20 -- pode causar apenas gargalhadas ou irritação nas Gerações Y e Z modernas, com seus games no celular ou em suas casas.

Nos antigos seriados "RinTinTin" ou "Lassie" -- com cachorros do tipo "pastor alemão" -- o dono do animal inteligente era sempre um "nerd" mirim. O fato é que, quando juntam um adulto a uma criança, o filme fica ainda melhor. Embora a atuação do menino indiano no antigo "Mowgli" tenha se eternizado, duplas como a do "malandro James Belushi" e sua filha-pestinha ou a do menino "abandonado" e o ladrão atrapalhado Joe Pesci em 'Esqueceram de Mim" tornaram-se clássicos.

Nesse "Clube do Bolinha" da história do Cinema há uma vaga obrigatória para as meninas Shirley Temple e Judy Garland, gênios mirins insuperáveis.

Nos anos 80/90 de tantas Séries magníficas destaca-se o perfeito "Kevin" de "Anos Dourados", sofrendo calado nas mãos sacanas do irmão mais velho. Adiante, viria o "iCarly", com um trio ou quarteto mirim "fazendo História" e diversas outras Séries -- como "Montana" ou as com Selena Gomes ou as gêmeas Olsen -- tentaram repetir o sucesso do Passado.

JOSELITO ajudou a divulgar em boa parte do Mundo a música popular do México, com seus chapelões, trompetes e maracas e fez nascer em muita criança antiga o desejo de ser cantor ou cantora. Dos filmes nos quais atuou de nada lembro... sei apenas que cantava em cada um deles e cantava como um querubim, supondo eu que serafins e querubins cantem. Era um Cinema ingênuo, ao estilo do de Mazzaroppi ou Carlitos, com o objetivo de entreter, divertir a família num fim de semana qualquer e, principalmente, emocionar o espectador.

Como os tempos mudaram... das longas cenas de meio minuto ou mais chegamos agora aos "flashes" de 2 segundos -- ou nem isso, nas lutas -- em que mal se tem noção do que está acontecendo. Videoclips musicais, de dança ou outra atividade, sofrem de idêntico mal: ritmo frenético, insano, em que pouco se percebe das cenas e o volume ensurdecedor vem junto para ajudar a entorpecer o coitado que ousar pagar de 2o a 35 reais para "não ver" coisa alguma direito ! E o enredo pouca importância tem... basta "voar" o filme todo, dar e levar socos e pontapés e nos deixar tontos e surdos. Dizem que isso É CINEMA... dispenso, mesmo que seja DE GRAÇA !

"NATO" AZEVEDO (em 7/nov. 2021, 15hs)