Nossa terra, nossas gentes. Como a minha terra era fértil!...

Terras férteis, uma rica e saudável alimentação entre tantas outras coisas boas, são riquezas que não esquecemos da nossa Moçâmedes/deserto do Namibe/Angola/África , cidade pequenina mas tão querida que nos deixou saudades sem fim e um sem número de lembranças boas!

A foto retrata uma moçamedense,minha madrinha mãe de Marília minha 1ªamiga, no jardim da sua casa no final dos anos 50, talvez 58 ou 59, onde se plantava, como em todas as outras residências com jardim, as mais diversas árvores de frutos e não só.

Podemos vê-la aqui no seu jardim segurando um cacho de uvas pretas de qualidade maravilhosa, tipo de uva que eu tinha também na minha casa. Nossas famílias eram muito amigas e os pais de Marília eram meus padrinhos ...Talvez daqui , deste jardim, tenha saído a primeira muda das uvas plantadas em casa dos meus pais e que para tantos outros quintais foram depois .

Quem não conhecia as uvas da casa do Dr Carneiro? ( é com orgulho e um calorzinho no coração que me refiro a elas).

Tudo dava naquela terra, tudo se plantava e crescia e quantas vezes sem qualquer enxerto o que aos olhos da ciência agrícola se tornava inexplicável e até motivo de pesquisa.

Marília, a minha primeira amiguinha que me pegou ao colo quando nasci contou-me , e fez-me lembrar das frutas que chegavam da cidade do Cabo habitualmente em caixas grandes à passagem dos navios vindos do sul de África: peras, maçãs e uvas são as que mais me lembro.

Marília, com sonho inegociável de ser agricultora no futuro, cuidava com o devido zelo a terra do seu jardim pois , além do prazer que lhe dava sabia que teria bons frutos, literalmente falando! No entanto, e como qualquer criança tão pequenina, era ansiosa e queria um ritmo acelerado nos resultados assim, ainda em fase de crescimento ela arrancava tudo e orgulhosamente ia mostrar à mãe . Mas,tudo tinha sucesso ; da batata e cebola a variados frutos.

Mas um dia , dia de se deliciar com as maçãs do Cabo , ao sobrar-lhe nas mãos tantas sementes daquelas maravilhas , não resistiu em plantá-las.

.Ah Moçâmedes também poderá ter e se deliciar com estas maçãs vermelhinhas da África do Sul- pensou ela

Meu padrinho, veterinário, quis dissuadi-la da ideia alegando que era fruta resfriada e que portanto com quase nulas possibilidades de sucesso mas... disse-lhe que tentasse.

E assim foi . Para espanto de todos nasceram lindas maçãs com peso mínimo de 350 g precisamente iguais às da África do Sul.

Tempos depois a cidade recebeu um grupo de biólogos sul africanos, como era comum naqueles tempos para estudos e troca de conhecimentos entre países da África Austral, e meu padrinho comentou sobre as habilidades e dedicação de sua filha ao seu quintal ao que eles se mostraram muito interessados em ver tudo de perto. E para lá se dirigiram.Marília ,orgulhosíssima, recebeu-os à porta e conduziu-os até seu tesouro aos fundos do quintal da casa. Ficaram estupefatos! Confessaram ,depois, que tinham tido dificuldade em acreditar pois eram frutas que nem enxerto tinham além de já resfriadas.

Resultado: tiraram imensas fotos que depois foram publicadas numa grande revista sul africana .

Era assim, aquele oásis maravilhoso onde eu nasci.

8-11-2021

Ps: Foto de mais de 60 anos.Lamento, mas não me é permitido publicá-la.

Lady Lana
Enviado por Lady Lana em 08/11/2021
Reeditado em 08/11/2021
Código do texto: T7381235
Classificação de conteúdo: seguro