Ato de aprender (Por: Claudia Roberta Moreno)

A aprendizagem é um ato existencial, em plena coerência com as leis da vida. Tratando-se de um processo, quem aprende se inscreve na duração, ou seja, existe sempre um antes, um durante e um depois.

Aprender é uma profissão e tem os limites que lhe impõe o meio físico, familiar, social, político e cultural. O que a caracteriza é o fato dela ser a mais velha profissão do mundo! Aprender é uma profissão cheia de riscos. Se aceita o risco de mudar, logo de não mais ser reconhecido nem reconhecível. Outro risco ao qual o aprendente se expõe é o de ter que reinterrogar seus valores, ter que se engajar no desconhecido, reorganizar seus hábitos, aceitar a singularidade e interrogar sua identidade.

A capacidade de aprender é o que os seres humanos possuem de mais precioso.

Quem aprende elabora cada etapa de um “caminho que se constrói, caminhando”.

Aprender não é acrescentar uma coisa a outra coisa, num alinhamento que gostaríamos que fosse reto, se possível, já traçado. Aprender é mudar, modificar, transformar, reorganizar, bifurcar rumo a outro nível de complexidade.

Claudia Roberta Sousa da Conceição
Enviado por Claudia Roberta Sousa da Conceição em 08/11/2021
Reeditado em 08/11/2021
Código do texto: T7380860
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.