Do que as mulheres não gostam

Ninguém chega ao mundo com certificado de garantia. Esta história de homem apontar as falhas da mulher e vice-versa remonta aos tempos da Criação. Ambas as partes têm lá suas razões. De tanto ouvir queixas, pedi às minhas amigas que listassem os piores defeitos masculinos. Levando a brincadeira a sério, elas logo mobilizaram amigas, amigas de amigas, amigas de amigas de amigas... Por crueldade ou diversão, deram representatividade para a minha inocente pergunta. Eis a síntese valiosa do que foi dito sobre o cliente HOMEM pela principal parte interessada.

Homem não pode ser bonito demais, para não despertar cobiça, nem feio demais, sinal inequívoco de desprestígio. Pessoalmente, discordo desta premissa: nada dá mais tratos à bola de algumas mulheres do que ver a amiga feliz, radiante, acompanhada de um homem, desprovido de beleza exterior – alguma coisa ela deve ter visto nele...

A conclusão seguinte é insofismável : mulher não gosta de homem que se acha o máximo, mas não consegue, sequer, fazer duas coisas ao mesmo tempo. O tipo que precisa contar com apoio logístico para qualquer decisão : em casa, tem a esposa e no trabalho usa a secretária. Quer tudo sempre à mão, o mundo deve parar quando ele passa. Nunca acha nada, porque não se dá ao trabalho de procurar. E queixa-se... demais! Mulheres não gostam de homens impacientes e mal humorados. É compreensível que ele não queira passar a tarde de sábado batendo pernas com ela no shopping, o intolerável é a maneira dele se expressar desdenhando o convite. Homem sem imaginação até para arranjar uma desculpa engraçadinha é de matar! Elas não gostam de homens sovinas, dos que fazem maldades de propósito, dos que, quando bebem, se tornam inconvenientes, verdadeiras malas sem alça. Defeitos imperdoáveis são pintar o cabelo e limpar o nariz ou os ouvidos enquanto aguardam o semáforo ficar verde.

Mulheres não gostam de homens muito egoístas ( o egoísmo bem dosado é inerente à raça masculina) ou dos muito medrosos que vêem cobranças e ameaças até na frase mais ingênua. Também não gostam dos mentirosos – particularmente, acredito que este seja o pior dos piores defeitos -, que, para se desculparem, enrolam-se num novelo de historinhas e são incapazes de admitir os próprios erros. Aqui não se pode esquecer da comum variante : a do homem que erra e, para se safar, transfere a responsabilidade para a mulher.

Elas detestam homens que detestam discutir a relação. Ih, agora a porca torceu o rabo: não conheço um único homem que seja fã de terapia de casais ou goste de discutir o relacionamento. Os que admitem uma conversa só tocam o papo até o caldo engrossar. Nessa hora escapam, alegando ser melhor deixar o barco correr... Deixa como está para ver como é que fica.

Mulheres não gostam de homens com complexo de Peter Pan : não crescem nunca. Aqui elas se admitem culpadas : seja como mães, irmãs, namoradas, amantes ou esposas, as mulheres alimentam a imaturidade, aceitando o jogo infantil do “Mestre mandou...”. Ele diz, elas obedecem.

Colocados lado a lado, os defeitos masculinos e as virtudes femininas parecem tão incompatíveis quanto o rosnado do cão e o miado do gato. Mas esta é tão somente a versão delas. Preciso conhecer o outro lado desta história, a versão deles – vou criar um instituto de pesquisa de opinião!

Enquanto isso e contra toda a lógica, mulheres e homens continuam a apostar no amor. Ainda bem, garotas e garotos. A espécie humana agradece a sobrevivência a esta aposta.

Maria Paula Alvim
Enviado por Maria Paula Alvim em 15/11/2007
Reeditado em 28/02/2008
Código do texto: T738000
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.